Prefeitura de Apucarana investe em planejamento urbano com DRZ GEO

A DRZ GEO está fazendo a revisão do Plano Diretor Municipal de Apucarana (PR), município com 136 mil habitantes, 558.389 km², sendo 130 mil km² de área urbana, que apresenta grande diversidade no contexto rural e urbano, marcada pela cidade, quatro distritos, oito comunidades rurais, zonas industriais, zona de urbanização específica, e outros. A revisão e atualização do Plano vai abranger todo o território municipal, considerando também o contexto regional de desenvolvimento, e irá constituir-se como instrumento orientador e articulador dos demais instrumentos de planejamento municipal e metropolitanos.

O trabalho está sendo pautado em leituras comunitárias e técnicas, a partir de uma metodologia e estratégias de ação, compreendendo contextualização, levantamentos de dados primários e secundários, leitura analítica do município, abordagem analítica, identificação da cidade desejada, análise da qualidade do espaço produzido, propostas de ação, integração urbano/rural, integração regional/metropolitana e aspectos legais.

“Desta forma, são consideradas as vocações e demandas do município, observadas as características econômicas, sociais, culturais e ambientais de cada local, além da infraestrutura existente, e traçadas as propostas para o desenvolvimento sustentável, com indicação das prioridades, construção de cenários e indicações para intervenções a curto, médio e longo prazo”, afirma o o supervisor técnico de Gestão de Cidades da DRZ GEO, Humberto Carneiro Leal.

O Plano Diretor de Apucarana foi elaborado em 2008 e passou por uma revisão parcial em 2014. “O pouco que mexemos já trouxe importantes mudanças para cidade, agora queremos avançar ainda mais”, afirmou o prefeito Junior da Femac. O superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), Carlos Mendes, destacou, durante a primeira audiência pública, que um dos pontos importantes a serem revistos é o Código de Posturas, que é de 1990.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

“Apucarana é nossa casa, e com revisão do PDM o que queremos é arrumá-la. O envolvimento efetivo da população é de fundamental importância para que o plano possa, de fato, refletir a vontade da comunidade”, disse o prefeito Junior da Femac, na primeira audiência pública realizada pela DRZ GEO.

Serão realizadas, durante todo o processo de revisão do PDM, 42 reuniões técnicas, 22 oficinas, 4 audiências públicas e 1 conferência municipal, promovendo debates com a Equipe Técnica Municipal (ETM), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), o Grupo de Acompanhamento (GA), representantes do legislativo, e a sociedade civil.

Além deste amplo trabalho de campo, a DRZ GEO também criou uma homepage no site da Prefeitura, por meio da qual todo cidadão poderá acompanhar cada etapa do processo, dar sugestões e ter contato direto com os profissionais da empresa. “Temos disponibilizado com sucesso este recurso em outros municípios, garantindo maior interatividade, transparência no processo, revertendo em ganhos para o gestor público, e economia de recursos, uma vez que dispensa a necessidade de um funcionário de plantão na Prefeitura para atender ao cidadão”, diz o diretor-geral da DRZ GEO, Agostinho de Rezende.

PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA

A primeira audiência pública mostrou o empenho de participação do Município com a presença do o promotor público Eduardo Cabrini, o prefeito Junior da Famec, o superintendente do Idepplan, Carlos Mendes, representantes de associações de classe, de entidades diversas, órgãos públicos, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias. “Esse envolvimento é essencial. Nós temos a experiência, as metodologias, as técnicas, as tecnologias para apresentar resultados de excelência, mas são aqueles que vivem na cidade que sabem qual é a cidade que querem ter daqui 10 anos”, afirma o diretor-geral da DRZ GEO, Agostinho de Rezende. A audiência foi conduzida por engenheiros e arquitetos da DRZ GEO e técnicos do Idepplan.

 

Prefeito Junior da Femac                                                    Diretor da DRZ GEO, Agostinho de Rezende

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *