Geotecnologia

As ferramentas de geotecnologia utilizadas no geoprocessamento para coleta, tratamento e análise de informações georreferenciadas, tornam-se cada vez mais indispensáveis para sociedades que buscam o crescimento. Para atender cada cliente, a DRZ conta com equipe especializada e investe no desenvolvimento e aplicação de tecnologias e produtos como Sistema de Informação Geográfica (SIG), WEBGIS, Sensoriamento Remoto, Imagens de Satélite de Alta Resolução, Mapeamento Digital e Georreferenciado.


Estas ferramentas são utilizadas pela DRZ na elaboração de planos das áreas ambiental; cidades; fortalecimento institucional; modernização da gestão pública, com as mais diversas finalidades: desenvolvimento de bases cartográficas, análises de recursos naturais, implantação de redes de infraestrutura (abastecimento de água, esgoto, drenagem, energia elétrica, comunicações), estudos em planejamento urbano e ambiental, mapeamentos em segurança pública, análises de mercados para prospecção de produtos e serviços, otimização e segurança para o transporte de cargas e pessoas através de monitoramento de veículos e muitas outras.

 
 
PRODUTOS

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) integra dados de diversas fontes, de caráter geográfico e tabular, em um único sistema onde podem ser cruzados gerando novas informações úteis. A estruturação e a implantação do SIG são realizadas em cinco etapas: aquisição de dados, manipulação de dados, análise de informações, gerenciamento de produtos e tomada de decisão. A DRZ oferece este produto a seus clientes aplicado em diferentes áreas: trânsito e transportes; redes e infraestrutura, planejamento urbano, meio ambiente, mercado imobiliário, entre outras.

Trata-se de uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão uma vez que permite maior objetividade na análise do ambiente, versatilidade na manipulação dos dados, possibilidade de operar sobre plataformas de baixo custo, como computadores pessoais, relativa simplicidade de operação. Com isso, obtém-se menor repetição de processos e procedimentos na rotina das instituições e maior racionalização no uso de recursos financeiros e dos equipamentos sociais.

Com o mapeamento digital e georreferenciado feito pela DRZ, o cliente tem  um conjunto de dados compilado e formatado em uma imagem virtual, gerando mapas que dão representações precisas e detalhadas de uma determinada área. É utilizado para modernização do sistema cartográfico em projetos de planejamento urbano e ambiental, facilitando à gestão pública obter informações precisas e atualizadas sobre o espaço urbano, pontos de uso e ocupação do solo, de seus contribuintes, entre outras. Desta forma, contribui para o crescimento e melhor aplicação da receita, integração entre as secretarias, obtenção de banco de dados integrado contendo fotos, curvas de nível, modelo digital do terreno e geocodificação.

A DRZ disponibiliza para seus clientes imagens de satélite georreferenciadas, e  serviços   de ortorretificação, georreferenciamento e mosaico  de imagens de alta resolução. Possui certificação do Ministério da Defesa, como empresa de Categoria C, o que garante a capacidade técnica da DRZ em serviços de alta qualidade em produção de bases cartográficas.  

A Categoria C abrange as atividades de elaboração de produtos, a partir dos dados obtidos no aerolevantamento, por meio de processamento das imagens. Para isso, a DRZ passou por auditoria do Ministério da Defesa que avaliou suas capacidades técnica e jurídica e está inscrita no Cadastro de Levantamento Aeroespacial do Território Nacional (CLATEN). Trata-se de um selo de qualidade que dá mais credibilidade e segurança para o cliente. 

O sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre. A DRZ a utiliza na atualização da base cartográfica, que permite identificar informações da saúde, educação, habitação, assistência social, obras; obter dados espaciais para um sistema de informações, entre outros.

Esta tecnologia também pode ser utilizada para desenvolver mapas e obter informações sobre áreas minerais, bacias de drenagem, agricultura, florestas; melhorar e fazer previsões com relação ao planejamento urbano e regional; monitorar desastres ambientais; dar suporte para planos diretores municipais; monitorar mananciais e corpos hídricos superficiais; fazer levantamento Integrado de diretriz para rodovias e linhas de fibra ótica; identificar áreas de preservação permanente (APPs), fazer avaliação do uso do solo; implantar polos turísticos ou industriais, entre outros.

Plataforma WEBGIS desenvolvida pela DRZ Geotecnologia integra todos os tipos de informações georreferenciadas, através de mapas na WEB e aplicativos intuitivos que permitem aos usuários visualizar, integrar e analisar dados geoespaciais. A arquitetura desta Plataforma permite a integração de bases de dados.