DRZ Geotecnologia/Gestão Ambiental entrega mais seis planos de saneamento ao Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco

Na foto: Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco e o prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho

A DRZ GEO entregou os planos de saneamento básico de Xique-Xique, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, São Félix do Coribe, Jaborandi e Santa Maria da Vitória, na Bahia, contratados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água bruta, gerido pela delegatária do CBHSF, a Agência Peixe Vivo. 

“Ficamos muito felizes e satisfeitos com o resultado. Na elaboração dos planos, muitas vezes temos o investimento, mas temos dificuldade em encontrar uma empresa que faça um trabalho de qualidade. Com a DRZ, tivemos um excelente resultado, os planos retratam exatamente a realidade de cada município.  Acompanhei cada etapa de construção dos planos, e foram de fato elaborados com a participação de todos”, diz Ednaldo Campos, coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, regional à qual pertencem estes municípios.  O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, também ficou muito satisfeito com o resultado do Plano e solicitou que seja aprovado pela Câmara de Vereadores o mais breve possível e sem ressalvas. Na próxima semana, a DRZ GEO entrega os Planos de mais seis municípios, estes no Baixo São Francisco.

O CBHSF vem investindo fortemente na melhoria do saneamento básico dos municípios que pertencem à bacia, para garantir a qualidade da água do São Francisco e dos seus afluentes, nas quatros regionais: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco. O primeiro passo, foi financiar a elaboração dos Planos de Saneamento destes municípios, para a partir destes instrumentos obter recursos da União para implementar as ações necessárias. “Os principais problemas enfrentados são de abastecimento da população e falta de esgotamento sanitário”, diz Campos.

A DRZ GEO está presente nas regiões do Baixo e Médio São Francisco,
uma extensão de mais de 370 mil km²,
atendendo 15 municípios em três estados: Bahia, Alagoas e Sergipe

Setenta municípios já foram contemplados com a elaboração de Planos de Saneamento, e serão abertas licitações para atender mais 40 municípios. A DRZ GEO tem grande participação nesta ampla ação do CBHSF. “Dos 70 municípios, nós atendemos 22%. Já entregamos nove e na próxima semana entregamos mais seis, no Baixo São Francisco. É grande satisfação fazermos parte desta iniciativa pela qualidade do meio ambiente e a melhoria das condições de vida destas populações”, diz o gestor da DRZ GEO, arquiteto e urbanista, Agenor Martins Júnior.

Ednaldo Campos afirma que conclusão da elaboração do PMSB é apenas o primeiro passo, o grande desafio agora é efetivar as ações propostas em cada Plano. “Eu fico extremamente feliz com o nosso trabalho, enquanto CBHSF, por poder proporcionar algo tão importante e simbólico como o PMSB que, se aplicado de maneira correta, traz resultados duradouros para o São Francisco e seu povo. O caminho agora é árduo e deve iniciar com o compromisso de tornar o PMSB lei municipal e de incentivar a população a conhecer suas diretrizes e compreender como cada um pode fazer sua parte”, concluiu Campos.

Confira alguns momentos das entregas dos PMSB

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *