Diagnóstico da Mobilidade Urbana de Ibiporã (PR) é concluído

O diagnóstico da mobilidade urbana de Ibiporã (PR) já foi entregue pelo time de Planejamento Urbano da DRZ. O documento, que compreende a Fase II do Plano de Mobilidade Urbana, traz minucioso raio-x da realidade do município elaborado a partir de: consulta à população por meio de pesquisas, sugestões enviadas pelo site do Plano Diretor e da Mobilidade Urbana, levantamentos de campo, levantamentos junto à Polícia Militar e reuniões com o Grupo de Trabalho da Prefeitura.

Pesquisas

Com 53 mil habitantes e frota com 32 mil veículos, Ibiporã (PR) enfrenta desafios de mobilidade urbana comuns a muitos municípios brasileiros. Desafios como: engarrafamentos, acidentes de trânsito, acessibilidade. As pesquisas têm um papel fundamental na compreensão desta realidade e conhecimento das demandas da população. Foram realizadas quatro: Origem/Destino (OD), Satisfação, Sobe e Desce, Contagem Volumétrica de Veículos.

Para as pesquisas de OD e de Satisfação, a cidade de Ibiporã foi dividida em 26 zonas de tráfego, sendo 22 urbanas e 4 rurais, abrangendo 1.041 domicílios, de um total de 16 mil. Em cada casa, foram levantados dados de todos os moradores, referentes aos seus deslocamentos no dia anterior. As perguntas identificaram quantidade, meios utilizados como transporte, motivo e tempo gasto nos deslocamentos.

A pesquisa Sobe e Desce foi feita em todas as 6 linhas municipais e na linha de Sertanópolis (intermunicipal), nos horários de pico da manhã, do almoço e da tarde. identificando quantidade de usuários que sobem e descem em cada parada, para verificar quais os destinos que têm maior e menor demandas.

A pesquisa de Contagem Volumétrica de Veículos foi realizada em 5 pontos da cidade, um dia para cada ponto, em horários de pico. Foram contabilizando 73.244 veículos. O objetivo foi identificar as necessidades de implantação de semáforos, rotatórias, adequações geométricas, traffic calming, dimensionamento da pavimentação, alterações de sentidos de vias, entre outras melhorias.

Resultados

A partir das pesquisas e demais ações desenvolvidas para elaboração do diagnóstico da mobilidade urbana em Ibiporã, foram identificados problemas, como: ausência de ciclovias, calçadas inacessíveis, linhas de ônibus sub utilizadas, ausência de semáforos, sentido de direção confuso, rotatórias problemáticas. “Com diagnóstico detalhado e fidedigno, as ações e diretrizes para resolução dos problemas são mais assertivas”, explica Daniel Souza Lima. “Esta é uma etapa crucial do Plano.”

Plataforma WEBGIS

Todos os dados das pesquisas estarão disponibilizados em Plataforma WEBGIS para gerenciamento de gestor público, tornando as tomadas de decisões mais eficientes, e para consulta da população.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *