Rondonópolis (MT), com 230 mil habitantes, município polo regional de 21 municípios, totalizando 550 mil habitantes, dá um passo importante para transformação digital do governo. Os serviços de atualização do Mapa Digital Urbano para atualização do cadastro imobiliário de 120 mil imóveis e implantação de solução de geoinformação, para atender às necessidades das secretarias de Habitação e Urbanismo e a de Receita são etapas fundamentais para a implantação de plataforma para cidade inteligente.
Na primeira reunião de trabalho, em 10 de fevereiro de 2020, o gestor de Geotecnologia da DRZ, engenheiro cartógrafo Anderson Aguiar, apresentou aos técnicos do município o sistema Smart CTM (Cadastro Técnico Multifinalitário), da Plataforma Maptriz Smart City implementada pela DRZ em diversos municípios, com objetivo de entregar diversos serviços pela internet aos cidadãos.
Com investimento de R$ 6 milhões no projeto, a expectativa de Rondonópolis é avançar ainda mais neste processo, para atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas associadas, a meta 9c do objetivo 9 é específica e possui indicadores relativos às Tecnologias da Informação e Comunicação. No entanto, a transformação digital pode influenciar direta ou indiretamente vários dos demais objetivos e metas dos ODS.
Foto: Site da Prefeitura de Rondonópolis(MT)