Catanduva mostra como é possível atender bem o cidadão na arrecadação tributária

Os moradores de Catanduva (SP) não tiveram aumento real no IPTU de 2020, apenas a atualização monetária de 3,27%. Além disso, contam com tecnologia para garantir transparência e facilitar que reportem qualquer dúvida que tenham quanto ao valor do seu imposto.

Dos 67,5 mil carnês que já estão sendo distribuídos, apenas 9.100 contribuintes tiveram um acréscimo maior no valor de seus impostos, por apresentarem construção ou ampliação de edificação não cadastradas na prefeitura.  Seus lotes apresentaram divergências em relação aos projetos cadastrados na prefeitura.  No total, foram atualizados 500 mil m² de áreas construídas.

Inovando no atendimento e na transparência, a Prefeitura adotou a solução tecnológica Smart CTM, desenvolvida pela Maptriz, e que aplicamos em diversos municípios.  Para atender à demanda de Catanduva, esta solução foi customizada com uma funcionalidade específica para o contribuinte: o Cadastro de Inconsistência.

Funcionamento simples e eficiente

O contribuinte tem acesso à interface pública do Smart CTM. Por meio de senha, ele comunicará à Prefeitura qualquer inconsistência que identificar na alteração dos dados cadastrais de seu lote. Cidadão e poder público ganham.  O contribuinte não precisará sair de casa para abrir a solicitação e será informado em tempo real sobre o andamento do processo. É o fim das filas para atendimento, na prefeitura.

Saiba mais sobre este projeto da  DRZ, em parceira com a Maptriz e a SAI 

Atualização das bases cartográficas e cadastrais, fornecendo cobertura aerofotogramétrica digital com GSD 10 cm das áreas urbanas e de expansão, gerando ortofotos digitais, coloridas RGB, na escala 1:1.000;

67,5 mil imóveis recadastrados;

50.679 árvores inventariadas;

18 mil postes de iluminação inventariados;

Levantamento fotográfico de fachadas de 57 mil imóveis, totalizando 737 km de vias. Foi utilizado sistema de mapeamento móvel, por meio do qual foram adquiridas, simultaneamente, fotos de visualização 360º e vídeos em alta definição

Implantação e fornecimento perpétuo de acesso para o Sistema de Informação Geográfica (SIG)

Vetorização da planta em DWG, contendo toda a base cartográfica digital.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *