Solução descomplicada desenvolvida pela Maptriz para dar fácil solução e agilidade aos problemas corriqueiros que geram desgaste ao gestor público, sobrecarga de trabalho às equipes e insatisfação ao cidadão. Aplicada em diversos projetos de Zeladoria de Cidades pela DRZ para a gestão inteligente de cidade, tais como: cadastro multifinalitário; manejo de arborização urbana; iluminação pública; manutenção de sinalização viária; manutenção e conservação da drenagem urbana; saúde da família; assistência e vulnerabilidade social; controle e combate do mosquito da dengue; conservação e manutenção de estradas rurais; fiscalização e obras e posturas; controle e emissão de alvarás, consultas prévias e licenciamento ambiental; manutenção de prédios e equipamentos públicos. Com a Plataforma Maptriz todos esses serviços essenciais para o funcionamento de uma cidade estão em um poderoso Banco de Dados gerenciado com tecnologia moderna e de alta performance para promover respostas rápidas, transparência e informações estratégicas para tomada de decisões, resultando em satisfação para os cidadãos e economia de recursos para administração pública.
Veja quem ganha com a Plataforma Maptriz Smart City para Zeladoria de Cidades:
Gestor público – ganha um volume valioso de informações, com dados em processos digitais e geolocalizados para planeamento estratégico e antecipação de problemas. Tudo controlado e administrado de um único local – sala de situação ou CCO, permitindo coleta, análise, organização, compartilhamento de dados e tomadas de decisões ágeis e assertivas.
Equipes da prefeitura – conectadas à Plataforma Maptriz, recebem ordem de serviços digital no mobile, vão a campo e executam os trabalhos preenchendo formulários digitais, comanda a sincronização dos dados registrados nas ordens de serviços. A partir daí os trabalhos concluídos são salvos no banco de dados e estão disponíveis para o gestor público e para o cidadão consultar. É o fim dos formulários de papel e a garantia de mais agilidade, precisão de dados, e economia de tempo e recursos financeiros e humanos.
Cidadão – conectados à Plataforma Maptriz através de seu smartphone ou desktop conectados na internet, acessa a Plataforma, através do site da Prefeitura, registra solicitações ou demandas e acompanha de ponta a ponta seu atendimento sem sair de casa. Tudo na palma de sua mão.
A Plataforma Maptriz está embarcada em todos os projetos da DRZ:
Estruturação – Todos os dados referentes às características ambientais do território e das secretarias padronizados em um mesmo sistema de referência geográfica. É o fim das inconsistências da base de dados.
Implantação – As informações geográficas, resultantes da padronização dos dados, são estruturadas em formato de banco de dados, permitindo a sobreposição de camadas de diferentes setores para tomada de decisão.
O cidadão clica em seu lote e encontra todas as informações referentes ao uso e ocupação do solo, parâmetros construtivos, perímetro urbano, sistema viário. Com isso, a aprovação de projetos de construção ganha muito mais agilidade, facilitando a vida do cidadão que não precisa ir até a Prefeitura para ter acesso a estes dados; diminui a carga de serviço do servidor que já recebe os projetos dentro das diretrizes do Plano Diretor e a transparência do processo resulta em maior credibilidade para o gestor público.
O gestor público toma decisões imediatas e assertivas na avaliação de imóveis e tem informações interligadas de todas as áreas do setor público, o que permite a construção de cenários para ações estratégicas. Os benefícios vão desde incremento da receita até simulação de valores venais, entre outros.
Com o BCI digitalizado, o gestor público tem todas as informações referentes a lotes, terreno, construção, dados do proprietário, padrão construtivo do imóvel, área construída, quantidade de edificações no lote, classificação do imóvel, zoneamento, entre outras. Tornando todas as ações para tomadas de decisão ágeis e precisas. Por exemplo, o desmembramento digital de um lote; ou diante de um questionamento do contribuinte sobre dados referentes ao seu imóvel, o gestor público tem todos os recursos na palma da sua mão (imagens 360º e todos os dados do BCI) para verificar a consistência do questionamento.
O cidadão também tem acesso a todas as informações do seu lote, além de uma funcionalidade especifica para ele, o Cadastro de Inconsistência, disponibilizado de acordo com a demanda da Prefeitura. O contribuinte comunica à Prefeitura qualquer inconsistência que identificar na alteração dos dados cadastrais de seu lote. Cidadão e poder público ganham. O contribuinte não precisa sair de casa para abrir a solicitação e será informado em tempo real sobre o andamento do processo. É o fim das filas para atendimento.
O cidadão tem acesso on line a todas as informações referentes à mobilidade urbana: locais com calçadas em melhores condições, rotas de ônibus, estacionamentos regulamentados, entre outras. Permitindo que busque as melhores rotas e meios de deslocamento para seu trajeto. O gestor público tem todos os dados tratados, permitindo cruzamentos e análises para tomada de decisão. Por exemplo, cruzando os dados de pesquisa de Origem e Destino com os do levantamento de condições da calçadas, o gestor público pode direcionar sua ação de forma mais eficiente ao obter a informação de que o bairro X onde se concentra maior quantidade de moradores que fazem seus trajetos a pé, também está entre os que possuem calçadas em piores condições.
O cidadão é atendido de forma mais ágil e eficiente com esta ferramenta de gestão de arborização que permite ao gestor público fazer o gerenciamento de todas as funções que envolvem o serviço: gestão de equipes, monitoramento e identificação de todos os dados de cada unidade levantados no censo; recebimento e encaminhamento ágeis das solicitações de serviços que o cidadão faz on line; geração e acompanhamento de ordens de serviço, geração de informações que irão subsidiar as ações necessárias a partir do cruzamento e análise de dados.