O mundo já é digital. A transformação digital é um caminho sem volta. Como você – empresas, start ups, setor público, profissionais liberais – está se preparando para esta nova realidade? Na abertura do Painel Revolução Digital, ontem, no ECO.TIC 2018, o diretor-geral da DRZ/Maptriz, Agostinho de Rezende, convidou o público do para refletir sobre esta questão.
“A transformação digital não é mais uma tendência para o futuro. Não se trata mais de um diferencial, mas de pré-requisito. Esta área deve receber este ano investimento de R$ 1,3 trilhão no mundo. E não só as empresas devem estar atentas para estas mudanças, mas o setor público também”, afirma Rezende. Pesquisas dão a dimensão da consolidação da era digital: 11 bilhões de coisas conectadas à internet no mundo, 900 milhões de posts no Facebook e 75 milhões no Instagram, por dia; são gastos 3,7 trilhões de dólares em transações pela internet, por dia.
“Inegável que a incorporação dos avanços tecnológicos no dia a dia já provocou muitas mudanças, tanto no âmbito pessoal quanto empresarial”, diz Rezende. Ele destaca que estas mudanças são decorrentes de um novo modelo de consumo, no qual a sociedade está muito mais exigente quanto à qualidade de serviços e produtos. “E cobra mais dos políticos. Exigem serviços mais eficientes, está atenta à transparência. A gestão pública precisa se preparar para esta transformação digital”, diz.
Um erro comum é entender esta transformação de forma superficial, quando se trata de uma mudança de cultura, um desafio muito mais de gestão do que de marketing ou tecnologia. ” Nossa experiência em mais de 100 municípios, auxiliando com nossas plataformas tecnológicas neste processo de migração para a era digital, tem nos mostrado o interesse e empenho em se inserir nesta nova realidade, mas vemos também que ainda tem um caminho longo e urgente. Por isso, convidamos todos a refletir se estão preparados para a transformação digital.”