A DRZ Gestão de Cidades é pioneira na aplicação de sistema WEBGIS em Plano Diretor Municipal. Desde 2014, utiliza as soluções inteligentes Maptriz, com conversão e geocodificação de dados que permitem consultas on-line de informações sobre uso e ocupação do solo (zoneamento) e viabilidade de atividade econômica e de liberação de alvarás; perímetros urbanos; sistema viário; macrozoneamento; serviços públicos (saúde, educação, assistência social); infraestrutura; meio ambiente.
“Quando ainda pouco se falava sobre o uso destas ferramentas em planos diretores, já apresentávamos, aos nossos clientes, suas aplicações e ganhos para o planejamento urbano. Como resultado, hoje, muitos municípios já estão contratando o WEBGIS junto com a Revisão de Planos Diretores. Inclusive municípios pequenos, com pouco mais de 2.000 habitantes”, diz o diretor geral da DRZ Geotecnologia, Agostinho de Rezende.
Evolução Contínua
A Prefeitura de Santo Antônio da Platina (PR), município com 45 mil habitantes, já utiliza o WEBGIS no Plano Diretor Municipal e no CTM, implantados pela DRZ Geotecnologia, há 5 anos. Hoje, está sendo feita a atualização dos dois sistemas e implantação do sistema para gestão de Arborização.
“Investimos continuamente na evolução destas ferramentas. Atualmente, já estamos com uma versão muito mais avançada, a Plataforma Smart City, uma solução colaborativa para a zeladoria de cidades. Ela está sendo utilizada na atualização dos sistemas de Santo Antônio da Platina e em outros novos contratos”, explica o Wellington Neves, gestor de TI da Maptriz,
O chefe da Divisão de Fiscalização Tributária, de Santo Antônio da Platina, Carlos Alberto Mariano, afirma que os processos para novas construções, para aberturas de estabelecimentos ganharam grande agilidade.
“Antes da implantação do sistema da Maptriz, levavam em média 30 dias, hoje são feitos de imediato. A ferramenta também tem auxiliado na identificação prévia de irregularidades em matrículas de loteamentos, o que antes só era possível na hora de fazer a medição dos lotes. Nosso município nunca teve tantas construções, e acredito que a facilidade proporcionada pelo WEBGIS no PDM contribui para isso.”