O Município de Goioerê atualizou sua Planta Genérica de Valores

A nova Planda de Valores de Goioerê, no Estado do Paraná, foi aprovada pela Câmara Municipal no início de dezembro.

O município não tinha uma atualização de valores há mais de 12 anos e a última atualização cadastral havia sido feita há mais de 20 anos, causando distorções no IPTU e não promovendo nenhuma justiça tributária. Essa foi a principal justificativa para que a nova Planta Genérica de Valores fosse aprovada por unanimidade no Legislativo. A defasagem nos valores terrenos, quando comparados com a realidade imobiliária atual, era cerca de 75%. Além disso, os valores de construção no cadastro municipal eram semelhantes: construções de alto e baixo padrão possuíam valores muito próximos.

Segundo Anderson Aguiar, Engenheiro Cartógrafo da DRZ, com a nova PGV o Município passará de uma arrecadação de R$ 7.000.000,00 para 9.500.000,00 e apesar do aumento na receita, aproximadamente 45% dos imóveis terão seu imposto diminuído. Com o recadastramento imobiliário, o Município tem um incremento de aproximadamente 20% na Receita, considerando o exercício de 2022 como referência. Ou seja, a cada 5 anos o Município perdia 1 anos de arrecadação do IPTU por não ter o cadasdtro atualizado.

O engenheiro Anderson destaca ainda que em 2027 a arrecadação deve chegar a 12 milhões. Esse aumento na Receita é revertido em investimentos públicos e melhoria na qualidade de vida do cidadão.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *