Mais um município que a DRZ atende na gestão da arborização urbana.

Santa Izabel do Oeste (PR) dá o primeiro passo para a gestão da arborização urbana. O Município  acaba de receber seu Plano Municipal de Arborização Urbana (PMARB). Para a elaboração do seu conteúdo, foi utilizada alta tecnologia para coleta, processamento e armazenamento de dados e mapeamento georreferenciado. Com ele, o gestor público tem todas as informações e dados necessários para o planejamento e a gestão da arborização no Município.

A partir do inventário quali-quantitativo do total de indivíduos, 6943 árvores, foram feitas as análises dos dados sobre condições fitossanitárias; irregularidades referentes às distâncias de postes, portões de garagem, boca de lobo; conflito com fiação elétrica; presença de espécies exóticas invasoras; danos às calçadas.

Com este mapeamento minucioso, foram definidas, entre outras, propostas para melhoria da qualidade do serviço; cronograma das ações a serem desenvolvidas; orientações para monitoramento e gestão da arborização urbana.

ENTREVISTA

 

Gelsi Dutra, secretário Municipal do Meio Ambiente de Santa Izabel do Oeste, fala das metas do Município com a elaboração do Plano Municipal de Arborização,os desafios para colocá-lo em prática, e as estratégias para vencê-los.

 

 

 

Qual a importância do Plano Municipal de Arborização para Santa Izabel do Oeste?

Nossa meta é promover a gestão da arborização a um dos instrumentos para o desenvolvimento urbano com qualidade de vida. Neste sentido, o Plano Municipal de Arborização é imprescindível, ao trazer as diretrizes de planejamento, implantação e manejo da arborização de nossa cidade.

A elaboração do Plano é um passo importante e que foi vencido. Quais os desafios para colocá-lo em prática?

São muitos. Entre os principais, estão: a extrema necessidade de uma ação articulada com os diversos setores da administração pública para que haja sincronia na sua gestão integrada; a atualização contínua dos dados que foram levantados no Plano; monitoramento das ações definidas no Plano.

Quais as formas que o Município está estudando para vencer estes desafios?

Contar com um sistema inteligente facilitaria muito a gestão da arborização e a colocar em prática as diretrizes estabelecidas no Plano. Estamos estudando a aquisição de um sistema, como o módulo de gestão inteligente de arborização, que conhecemos com a DRZ Gestão de Cidades.

Como foi a experiência em trabalhar com a DRZ Gestão de Cidades?

Foi uma grande parceria público/privada, especialmente pelos recursos técnicos e humanos que a empresa disponibiliza. Destacamos a metodologia utilizada pela DRZ, a condução dada ao trabalho e a disponibilidade dos profissionais que demonstraram empenho e profissionalismo em todas as etapas de elaboração do Plano.

 

Gestão da Arborização Urbana

No Estado do Paraná, os Planos de Arborização seguem as determinações do Manual para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana do Ministério Público Estadual, elaborado pelo Comitê de Trabalho Interinstitucional para Análise dos Planos Municipais de Arborização Urbana.  Uma nova exigência que consta no Manual é a gestão da arborização urbana, com uma série de quesitos para que o Plano seja de fato colocado em prática.   

O emprego de tecnologias para gestão inteligente da arborização é essencial para o cumprimento desta nova exigência. Uma base de dados digitalizada e georreferenciada com ferramentas para monitoramento de equipes de campo, tratamento e análise de dados, simulações de cenários, elaboração de relatórios otimizam o gerenciamento do Plano. 

A DRZ Gestão de Cidades já conta com um sistema de gestão inteligente que está sendo utilizado em diversos municípios e está em evolução contínua. Saiba mais.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *