Com 35 mil habitantes e 25 mil indivíduos arbóreos, Marialva (PR) será mais um município a utilizar o módulo Smart Arborização da DRZ Geotecnologia.
O município dá seu primeiro passo para a gestão da arborização urbana. A partir do levantamento em campo, no perímetro urbano e nos quatros distritos, utilizando GPS de precisão todas as árvores urbanas serão mapeadas e inseridas em um banco de dados espacial.
O inventário qualiquantitativo será realizado utilizando dispositivos mobiles (tablets) conectados na Plataforma Maptriz Smart City, que permitirá fazer o levantamento de espécies, das condições fitossanitárias, da presença de espécies exóticas invasoras e danos às calçadas, além do registro fotográfico de cada árvore e de possíveis danos e doenças.
Utilizando metodologias com base na inteligência espacial será possível extrair informações referentes a irregularidades das distâncias com postes, meio-fio, muros, distâncias mínimas entre árvores, distâncias entre as esquinas e conflito com fiação elétrica.
“A expectativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é que com o plano a gente tenha informações suficientes para fazer a gestão da arborização do município, de manutenção de podas, de novos plantios, para melhorar a qualidade do meio ambiente da cidade no quesito arborização urbana. E que ele seja cumprido pela gestão do município para que a população seja beneficiada com esses dados levantados junto ao Plano de Arborização”,
Gionelton Duarte de Castro
Técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente – SEMAPEM