A prefeitura de Ibiporã PR finaliza no mês de abril de 2007 o censo de 20 mil imóveis de toda cidade. Os trabalhos do recadastramento imobiliário foram realizados por 20 profissionais, treinados, orientados e coordenados pela equipe técnica da empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria, da cidade Londrina. Durante a pesquisa de recadastramento, que durou 9 meses, os profissionais, divididos em 10 duplas, percorreram as ruas da cidade de segunda a sábado, das 8h às 17h, identificados e uniformizados com colete com logotipo da prefeitura da cidade e da empresa DRZ.
Paralelamente ao censo imobiliário, também sob a coordenação da equipe técnica da DRZ, o município está elaborando uma nova Planta Genérica de Valores, digitalização e atualização da Base Cartográfica e construção do Plano Diretor Participativo. Para apoiar todos estes trabalhos e implementar o SIG, o município adquiriu no mês de julho de 2006 imagens de satélites de alta resolução: imagem Quick Bird de 60 cm para todo o perímetro urbano e seu entorno e imagem Spot 5m para toda área rural.
SIG Municipal – Para uma maior eficiência na gestão municipal é importante para o gestor conhecer toda sua realidade, tanto a área urbana, como a rural. E, com esse objetivo, está sendo implantado o Sistema de Informações Geográficas de Ibiporã, a partir do levantamento de campo realizado no recadastramento e da preparação e atualização da Base Cartográfica. Essa etapa de preparação e atualização da Base Cartográfica consiste em estruturar as diversas camadas que irão compor o Mapa Urbano Básico, nessa etapa do SIG de Ibiporã estão sendo atualizados os bairros, as quadras e os lotes.
Concluído todo o trabalho de edição da Base Cartográfica, será realizada a geocodificação dos bairros, quadras e lotes, que consiste em identificar no mapa cada um dos elementos e atribuir seu respectivo código que permitirá a vinculação com o Cadastro Técnico Municipal, possibilitando ao gestor municipal o acesso as informações do município através de mapas. Além de facilitar o acesso às informações o SIG fornecerá ferramentas de consultas e análises de forma muito mais rápida que a convencional, possibilitando maior eficiência e agilidade nos processos e auxiliando o gestor municipal na tomada de decisões.