Nos últimos dias 5 a 7, participamos do DroneShow e MundoGeo Connect PLUS, com nossas soluções smart city. O evento, realizado em São Paulo (SP), contou com Mostra de Tecnologia, Rodadas de Negócios, cursos e fóruns. Empresários da cadeia produtiva do setor, gestores públicos, profissionais do Brasil e do exterior estiveram presentes.
Apresentamos a Plataforma Smart City para Zeladoria de Cidades, que aplicamos em projetos para prefeituras de todo o país. A solução smart city, desenvolvida por nossa parceira Maptriz, atraiu muitos visitantes interessados, como o profissional de gestão de cidades de Moçambique, África.
O cadastro ideal para uma cidade
Também levamos nossa experiência auxiliando diversos municípios na transição para gestão de cidades inteligentes e fomos buscar mais conhecimento. O diretor-geral Agostinho de Rezende foi um dos palestrantes do 1º Fórum de Soluções Geoespaciais para Smart Cities, que integrou a programação do evento. Ele abordou o tema “O cadastro ideal para uma cidade”.
Para Emerson Granemann, mediador deste Fórum, os modelos digitais das cidades são fundamentais para criar cidades inteligentes, de qualquer tamanho. “Esses modelos dependem das geotecnologias. Não há ‘smart city’ sem eles e não há modelo de cidade sem informação georreferenciada.” Nesta perspectiva, o Fórum apresentou de forma inédita as diversas soluções geoespaciais essenciais para dar suporte às ações de planejamento, arrecadação e monitoramento da infraestrutura municipal.
“Além dos resultados, foram debatidos os desafios na implantação destes projetos sob o ponto de vista tecnológico e cultural. Além dos impactos das decisões tomadas a partir das análises das informações geoespaciais, obtidas de diferentes plataformas de coleta e processamento de dados”, de acordo com a organização do evento.
Fórum destaca papel das Geotecnologias e Drones nas Smart Cities