O time DRZ Geotecnologia/Gestão Ambiental finalizou o inventário de 100% da arborização de Vera Cruz do Oeste (PR): 5.561 árvores. Esta é uma das etapas da elaboração do Plano Municipal de Arborização. Foram dois meses de trabalho de campo, para fazer a classificação de cada uma das árvores, com dados como: localização; características (espécie, diâmetro, altura, condição fitossanitária, presença de pragas, necessidade de manejo, de substituição). Foram levantadas também as características do meio: largura da calçada, quantidade e tipo de tráfego, presença de redes de serviços (eletricidade, telefonia etc.); presença de marquises, identificação do local de novos plantios de árvores e outras informações, como distâncias de postes e esquinas.
“Após a coleta de dados, trabalhamos com as estatísticas das características e parâmetros para o adequado planejamento da arborização atual do município. Isso foi realizado mediante conhecimento técnico e legislação vigente. Estes resultados serão apresentados à Prefeitura para aprovação e, posteriormente, à comunidade em audiência pública”, explica a bióloga da DRZ Geotecnologia/Gestão Ambiental, Cynthia Leal.
Tecnologias no levantamento de campo e tratamento da informação
Para o trabalho de campo do Plano Municipal de Arborização, foi utilizado o sistema para coleta de informações de campo da Plataforma Maptriz e o sistema WEB para a conferência e tratamento dos dados coletados. “As nossas equipes vão a campo com tablet ou smartphone, com sistema GPS para captura das coordenadas de cada árvore, que são sincronizadas na Plataforma para validação. O dispositivo mobile conta também com formulário para classificação das árvores que é enviado em tempo real para a Plataforma, onde os dados coletados são organizados e sistematizados gerando informações úteis para o gestor público”, explica o gerente de TI, da Maptriz, Wellington Neves. Silvia Maccari Petricoski, tecnóloga ambiental da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Recursos Hídricos, acompanhou o trabalho da equipe elogiou a tecnologia utilizada. “É de fácil utilização, mesmo para aqueles que nunca utilizaram estas ferramentas.”
DRZ Geotecnologia/Gestão Ambiental está presente em vários municípios
De acordo com informações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, em site do IAP, as cidades paranaenses estão plantando mais árvores nas ruas. Este plantio está sendo realizado com critérios técnicos, espécies indicadas e sem interferência na fiação elétrica. A DRZ Geotecnologia/Gestão Ambiental está presente em vários municípios brasileiros com elaboração de Plano Municipal de Arborização, no Paraná, entre outros, destacam-se: São Jorge do Ivaí, Ribeiro do Pinhal. Vera Cruz do Oeste, Santa Isabel do Oeste, Santa Teresinha do Itaipu., Alto Paraná, Capitão Leônidas Marques.