A Plataforma Maptriz desenvolvida pela DRZ Geotecnologia e Consultoria, está levando soluções tecnológicas inovadoras para gestão inteligente e eficiente de cidades criativas e sustentáveis, com controle e otimização de serviços em vários setores: saúde, iluminação pública, arborização, tributação, sistema viário. Os resultados podem ser vistos em diversos municípios. É o caso de Santo Antônio da Platina (PR), onde a tecnologia está sendo aplicada na gestão tributária e no planejamento urbano e já tem previsão de ser empregada na gestão de serviços públicos, como: arborização urbana, assistência social e iluminação pública.
O Município participou do Fórum Cidades Digitais, em Jacarezinho, no último dia 16, onde o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Siqueira, mostrou como a tecnologia DRZ está auxiliando na utilização de informações e dados para tomada de decisão mais eficiente. “ Com o georreferenciamento do cadastro imobiliário tivemos acesso a uma realidade do município que desconhecíamos, assim que implantamos a tecnologia já detectamos 4.200 novas construções e mais de 2 mil ampliações”, diz o secretário.
As informações atualizadas, segundo o secretário, já apresentam resultados, como a incrementação do IPTU em 30%. “Com isso, promovemos a justiça fiscal para o contribuinte com a adequação da cobrança do imposto, e a Prefeitura tem mais recursos para melhoria de serviços prestados ao cidadão”, diz o secretário. “Também ganhamos muito em transparência e precisão da informação. A tecnologia permite mostrar ao cidadão todos os dados que foram detectados, para que ele saiba porque o seu imposto está sendo adequado. ” A tecnologia está disponibilizada no site da Prefeitura para o cidadão e já teve quase 20 mil acessos.
“Agora queremos utilizar esta tecnologia também para gestão de outros serviços. O que o gestor público precisa de acesso a informações sobre a realidade do seu município para agir com rapidez e eficiência ”, afirma o secretário Marcelo Siqueira.