Com apenas 18 mil habitantes, situado na Região Metropolitana de Curitiba, Contenda (PR) abriu as portas para a transformação digital da administração pública, mostrando que esta é uma realidade possível também para pequenos municípios.
Não apenas é possível como está sendo feita de forma ampla, englobando diversos serviços: recadastramento imobiliário de 4.666 unidades imobiliárias, implantação de Sistema de Informação Geográfica WEB para gestão, implementação de sistemas de gestão inteligente da Plataforma Maptriz Smart City, para: Cadastro Técnico Multifinalitário, Iluminação Pública, Patrimônio Público e Cemitério Municipal.
Com isso, a Prefeitura de Contenda se prepara para vencer importantes desafios de toda gestão pública. Desafios, como: eliminação de papel, economia de recursos, otimização da gestão de processos, segurança de dados e informações, serviços de qualidade para melhorar a vida do cidadão, redução da burocracia.
O trabalho já começou
A equipe de Geotecnologias da DRZ Gestão de Cidades já realizou a codificação de 92% das unidades imobiliárias. Agora está sendo realizado o aerolevantamento para mapeamento de área aproximada de 20 km², correspondente à Sede e ao distrito Catanduvas do Sul. A área do Cemitério será sobrevoada a uma altitude de 150 m, inferior à habitual de 220 m, gerando imagens com resolução inferior a 5 cm, para a digitalização de quadras, lotes e jazigos. O voo está sendo realizado por drone.