A DRZ participa do IV Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB-2016), que traz o tema “Água e Clima: O olhar dos comitês de bacia sobre as mudanças climáticas.” A abertura oficial ocorreu ontem, com a presença da prefeita de Campos de Goytacazes, Rosinha Garotinho, o presidente do CBH Macaé, Affonso Henrique de Albuquerque Jr e o presidente do CBH São Francisco, Anivaldo Miranda.
O evento, que termina amanhã, reúne representantes de comitês de bacias, de agências de bacias, da FIRJAN, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do RJ, entre outros, para buscar melhorias na gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro, e alternativas e soluções para o momento de crise hídrica. O diretor-presidente da DRZ, Agostinho de Rezende, participa hoje, às 16 horas, da mesa de diálogo 4, com o tema “Plano de Contingência dos Comitês de Bacias.” Na mesa também estará o diretor-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Guandu, Júlio César Oliveira Antunes. O moderador desta discussão é o presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-RJ), Décio Tubbs. Rezende vai abordar o Plano de Contingência para a Bacia do Guandu, elaborado pela DRZ.
Estão presentes no evento representantes dos comitês das bacias hidrográficas Macaé, Baixo Paraíba do Sul, Piabanha, Guandu; das agências de bacia AGEVAP, AGB Doce; do do Centro de Informação e Emergências Ambientais (CIEM) – INEA; da FIRJAN; do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI-RJ). Entre os temas em discussão: eventos hidrológicos extremos: ações, comunicação e divulgação de informações; atuação dos comitês de bacias em eventos hidrológicos extremos. Amanhã serão realizados encontros temáticos e plenárias.