A área do bioma Cerrado no Piauí tem 93.424 km² e até 2010 foram desmatados mais de 9 mil km². As ações para começar a mudar esta realidade, especialmente por meio da redução de queimadas, já estão definidas. A equipe DRZ finalizou a elaboração dos Acordos de Cooperação Técnica com 6 prefeituras e 5 instituições públicas e privadas de interesse do Projeto de Redução do Desmatamento e Prevenção e Controle de Queimadas no Cerrado do Piauí (PROCERRADO-PI).
A coordenadora do Projeto, assistente social da DRZ, Maria Fernanda Vetrone, explica que o PROCERRADO tem o objetivo de promover a adequação de produtores rurais à legislação florestal por meio de apoio a mecanismos de cadastramento ambiental de imóveis rurais e recuperação de passivos ambientais, além de fortalecer a capacidade de prevenção e combate a incêndios florestais. Foram elaborados Acordos com as prefeituras de Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí, e com as seguintes instituições: Secretaria do Estado do Desenvolvimento Rural, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Piauí; Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí.
O superintendente do Meio Ambiente, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), Carlos Moura Fé diz que o Estado do Piauí tem metas ousadas para cumprir. “Queremos elaborar o CAR em 100% das propriedades rurais de 4 módulos (que tem em média 300 hectares); reduzir os focos de queimadas em 10%, no primeiro ano, e em 20%, no segundo ano; e institucionalizar a autorização da queima controlada, instrumento previsto em Lei.”