Com revisão do PDM, Toledo visa futuro do Município.

A DRZ Gestão de Cidades está realizando a revisão do PDM (Plano Diretor Municipal) de Toledo (PR).  Município com 138.572 habitantes, área de 1.198,607 km² e com características interessantes.  Entre elas: culturalmente avançado; população orgulhosa do lugar onde vive e exigente quanto à qualidade dos serviços prestados; localização privilegiada; não possui invasões ou favela; atende às legislações que regulam a preservação ambiental, a qualidade da Educação e da Saúde. “Para nós é sempre muito satisfatório levar nosso conhecimento e experiência em planejamento urbano a municípios com estas características”, diz o diretor da DRZ Geotecnologia, José Roberto Hoffmann.  Experiência adquirida em 20 anos de atuação desenvolvendo metodologias, técnicas e tecnologias para oferecer os melhores resultados; pioneirismo em PDM com WEBGIS, equipe especializada em planejamento urbano.

A equipe DRZ já realizou reuniões técnicas e de capacitação, oficinas de leitura, vistoria técnica, 1ª audiência pública. Nestas atividades, foi realizada a capacitação da Equipe Técnica Municipal, feito o reconhecimento dos principais pontos de interesse para o planejamento urbano, informado à população sobre a importância e os objetivos da revisão do PDM, coletadas sugestões dos moradores; feito vistorias em campo para conhecer as potencialidades e fragilidades do Município.

ENTREVISTA                                                        

O secretário de Planejamento Estratégico, Norisvaldo Penteado, fala sobre a Revisão do Plano Diretor Municipal.

Por que revisar o Plano Diretor Municipal?

Nosso atual Plano Diretor Municipal é uma revisão do documento de 2006, realizada em 2016.  No entanto, neste trabalho, alguns pontos não foram considerados, por isso, foi feito um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para uma revisão geral do PDM. Ao cumprir esta exigência legal, estamos realizando nosso objetivo de ter um diagnóstico real da situação atual do Município, em diversos setores. Com isso, teremos o instrumento para planejar uma cidade melhor para as próximas décadas. A revisão do PDM é de suma importância para o desenvolvimento ordenado e sustentável.

 Quais as adequações que vocês consideram mais urgentes?

A revisão das leis.  Em 2016, foram revisadas e aprovadas pelo Legislativo apenas três das seis leis municipais: Perímetro Urbano, Zoneamento e Sistema Viário. As leis de Uso e Ocupação do Solo, Código de Obras e Código de Postura ficaram de fora, o que dificulta muito as nossas ações no dia a dia, para direcionamento de políticas públicas, controle e fiscalização de uma série de situações. Estas leis são os instrumentos que nos norteiam e, desatualizadas, geram muitas dúvidas de interpretação.

Qual o principal desafio do Planejamento Urbano para Toledo?

Fazer alguns ajustes na cidade como um todo. Por exemplo, o sistema viário possui vários trechos com estrangulamento, especialmente as vias maiores que cortam a cidade e são responsáveis por melhorar o fluxo viário.  É preciso criar condições de tráfego que atendam o crescimento da cidade nas próximas décadas, considerando que daqui 30 anos teremos entre 200 mil e 250 mil habitantes. A delimitação da extensão do perímetro urbano é outro desafio. Temos um perímetro urbano bastante extenso, com alguns vazios, e esperamos um adensamento, dentro da malha urbana.

 

CONFIRA A REVISÃO DO PDM DE TOLEDO NO JORNAL DO OESTE

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *