Revisão do PDM de Toledo está sendo elaborada pela DRZ Geotecnologia/Gestão de Cidades

A DRZ Geotecnologia/Gestão de Cidades, está realizando a Revisão do Plano Diretor Municipal (RPDM) de Toledo (PR). Município com 138.572 habitantes, área de 1.198,607 km² e  com características interessantes:  culturalmente avançado; população orgulhosa do lugar onde vive e exigente quanto à qualidade dos serviços prestados; localização privilegiada; não possui invasões ou favela; atendo às legislações que regulam a preservação ambiental, a qualidade da Educação e da Saúde, às quais o novo PDM deverá ser compatibilizado.

“Para a  DRZ Geotecnologia, é sempre muito satisfatório  levar nosso conhecimento e experiência em planejamento urbano a municípios com estas características.”, diz o diretor da DRZ Geotecnologia, José Roberto Hoffmann.  Experiência adquirida em 20 anos de atuação, desenvolvendo metodologias, técnicas e tecnologias para oferecer o melhor resultados; pioneirismo em PDM com WEBGIS, equipe especializada em planejamento urbano. 

“A Revisão do PDM é de suma importância para Toledo”                                                               

O secretário de Planejamento Estratégico, Norisvaldo Penteado, conversou com a gente sobre os desafios do planejamento urbano de Toledo e as expectativas com a Revisão do Plano Diretor Municipal, que está sendo realizada pela equipe de Gestão de Cidades, da DRZ Geotecnologia.

 

 

Por que revisar o Plano Diretor Municipal?

Nosso atual Plano Diretor Municipal é uma revisão do documento de 2006, realizada em 2016.  No entanto, neste trabalho, alguns pontos não foram considerados, por isso, foi feito um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para uma revisão geral do PDM. Ao cumprir esta exigência legal, estamos realizando nosso objetivo de ter um diagnóstico real da situação atual do Município, em diversos setores. Com isso, teremos o instrumento para planejar uma cidade melhor para as próximas décadas. A revisão do PDM é de suma importância para o desenvolvimento ordenado e sustentável.

 Quais as adequações que vocês consideram mais urgentes?

A revisão das leis.  Em 2016, foram revisadas e aprovadas pelo Legislativo apenas três das seis leis municipais: Perímetro Urbano, Zoneamento e Sistema Viário. As leis de Uso e Ocupação do Solo, Código de Obras e Código de Postura ficaram de fora, o que dificulta muito as nossas ações no dia a dia, para direcionamento de políticas públicas, controle e fiscalização de uma série de situações. Estas leis são os instrumentos que nos norteiam e, desatualizadas, geram muitas dúvidas de interpretação.

Qual o principal desafio do Planejamento Urbano, para Toledo?

Fazer alguns ajustes na cidade como um todo. Por exemplo, o sistema viário possui vários trechos com estrangulamento, especialmente as vias maiores que cortam a cidade e são responsáveis por melhorar o fluxo viário.  É preciso criar condições de tráfego que atendam o crescimento da cidade nas próximas décadas, considerando que daqui 30 anos teremos entre 200 mil e 250 mil habitantes. A delimitação da extensão do perímetro urbano é outro desafio. Temos um perímetro urbano bastante extenso, com alguns vazios, e esperamos um adensamento, dentro da malha urbana.

DRZ Geotecnologia promove diversas atividades para discutir a cidade

A equipe de Gestão de Cidades da DRZ Geotecnologia já realizou uma série de atividades para capacitação da Equipe Técnica Municipal, reconhecimento dos principais pontos de interesse para o planejamento urbano, informar a população sobre o PDM e coletar sugestões; conhecer no local as potencialidades e fragilidades do Município. Foram várias reuniões técnicas, de capacitação, oficinas de leitura comunitária, além de vistoria técnica e a 1ª Audiência Pública.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *