Pioneirismo em WEBGIS no Plano Diretor Municipal

A DRZ Geotecnologia/Gestão de Cidades é pioneira na aplicação de sistema WEBGIS no Plano Diretor Municipal. Desde 2014, utiliza as soluções inteligentes Maptriz para conferir a este instrumento do planejamento urbano agilidade nas consultas. 

A conversão e geocodificação de dados permitem consultas on-line de informações sobre uso e ocupação do solo (zoneamento) e viabilidade de atividade econômica e de liberação de alvarás; perímetros urbanos; sistema viário; macrozoneamento; serviços públicos (saúde, educação, assistência social); infraestrutura; meio ambiente.

“Quando ainda pouco se falava sobre o uso destas ferramentas em Planos Diretores, já apresentávamos, aos nossos clientes, suas aplicações e ganhos para o planejamento urbano. Como resultado, hoje, muitos municípios já estão contratando o WEBGIS junto com a Revisão de Planos Diretores. Inclusive municípios pequenos, com pouco mais de 2.000 habitantes”, diz o diretor-geral da DRZ Geotecnologia, Agostinho de Rezende.

Santo Antônio da Platina 

A Prefeitura de Santo Antônio da Platina (PR), município com 45 mil habitantes, já utiliza o WEBGIS no Plano Diretor Municipal e no CTM, implantados pela DRZ Geotecnologia, há 5 anos.  Hoje, está sendo feita a atualização dos dois sistemas e implantação do sistema para gestão de Arborização.

“Investimos continuamente na evolução destas ferramentas. Atualmente, já estamos com uma versão muito mais avançada, a Plataforma Maptriz. Ela está sendo utilizada na atualização dos sistemas de Santo Antônio da Platina e em outros novos contratos”, explica o Wellington Neves, gestor de TI da Maptriz,

Benefícios para o cidadão e a administração pública

Cidadão e administração púbica ganham em otimização de tempo. Ou seja, agilidade no levantamento de informações sobre zoneamento, classificação de uso, índices urbanísticos exigidos, tipo de impacto, consultas prévias de liberação alvarás.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *