Conhecimento técnico e tecnologia aliados para o melhor modelo de drenagem urbana.

Experiência, conhecimento e tecnologia aliados para definir o modelo de drenagem urbana mais eficiente e com menores custos para Colombo (PR), na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Com 243.726 habitantes, o Município possui dois rios que atravessam a área urbana e sofre com graves inundações nos bairros. Com o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDUR) e dois anteprojetos para intervenções nos pontos mais críticos, a Prefeitura investe em solução para o problema.

O time DRZ de Gestão Ambiental acabou de realizar o cadastramento georreferenciado de 8.129 equipamentos de drenagem urbana e de 279,2 km de rede de drenagem urbana. O cadastramento traz informações sobre as características de localização, extensão, diâmetros de tubulações, cotas de fundo e topo de poços de visita, entre outras. Com estes dados, mais levantamento topográfico, estudo hidrológico, desenho de drenagem superficial, a equipe está trabalhando na Modelagem Hidráulica Computacional.

Nesta etapa, com apoio de software de alta precisão, PCSWMM, é realizada a simulação de cenário para chuva com tempo de retorno de 10 anos. Os resultados da simulação mostram a capacidade hidráulica do sistema e as áreas de alagamento e inundação de 15 sub-bacias, consideradas mais críticas pelo Município. Com estas informações, os técnicos conseguem redimensionar o sistema para garantir maior volume de escoamento de águas pluviais. Com isso, é possível minimizar perdas humanas e materiais.

A experiência dos técnicos aliada à precisão de informações sobre manchas de inundações, garantem resoluções eficientes para a drenagem urbana com os menores custos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *