Campo Mourão (PR)

Campo Mourão terá Plano de Mobilização

Nas últimas quatro décadas, o Brasil saiu da condição de país essencialmente rural para ter 85% da sua população vivendo em áreas urbanas (IBGE 2010). O índice do Paraná é semelhante, 85,3% dos paranaenses estão em cidades (IBGE 2010). Um ritmo de urbanização acelerado, se comparado com China (50%), Índia (30%), África (40%) e no mesmo patamar da América do Sul (85%). 

Na maioria dos municípios, esse crescimento das áreas urbanas acontece sem planejamento e vem acompanhado de uma série de carências que impactam especialmente a população de baixa renda. A mobilidade urbana é um dos grandes desafios a ser vencido neste cenário, por isso o governo federal estabeleceu, por meio da Lei Federal 12.587/2012, a obrigatoriedade de todos os municípios brasileiros, com mais de 20 mil habitantes, ter o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMU).

Campo Mourão já está se adequando à lei e, por meio de licitação, contratou a DRZ elaborar o seu Plano. O Plano vai trazer as ações necessárias e buscar soluções modernas para enfrentar vários problemas de mobilidade do Muncípio, como: frota de veículos superior ao que suporta a configuração viária; necessidade de anéis viários que aliviem o tráfego na região central; 22 pontos viários com alto índice de acidentes e trânsito lento.

"Com este Plano vamos conhecer melhor como funciona a cidade e como executar melhorias futuras, tais como sinalização, ciclovias, pontos de ônibus coletivo urbano e calçamento, entre outros”, afirma a prefeita Regina Bronzel Dubay. “Vamos atender à Lei Federal da Mobilidade Urbana e isso também será importante na captação de recursos para a execução de obras. Além disso, serão beneficiados também outros setores e poderemos melhorar a segurança e o transporte público.”

MAIS NOTÍCIAS