Teresina (PI)

Vila da Paz ganha Plano de Urbanização

Um dos grandes desafios dos centros urbanos são a degradação ambiental e a exclusão social promovidas pela ocupação de áreas de risco. Os planos de urbanização são instrumentos para viabilizar as ações, previstas na Política Nacional de Habitação, para solucionar este problema.  Em Teresina (PI), a DRZ está elaborando o Plano de Urbanização da Vila da Paz, uma área de 41 hectares, na zona sul do Município, onde vivem 5 mil famílias em cinco comunidades.

O local possui acentuada declividade, formando uma grota para onde convergem as águas pluviais da região, apresentando grande risco ambiental e isolando a população.  A ideia principal é transformar a grota em um espaço público de qualidade e inclusão social, recuperando a área degradada e criando um Parque Urbano Linear, caracterizado por toda a superfície de encosta arborizada. 

O projeto executivo que a DRZ está elaborando vai integrar todos os projetos complementares nas áreas de saneamento, pavimentação, energia elétrica, melhoria habitacional, regularização fundiária. Com isso será garantido às famílias o direito de habitação em tudo que ele representa: infraestrutura, saneamento, mobilidade, equipamentos e serviços urbanos e sociais.

“Esse tipo de urbanização, integrada, consta da Política Nacional de Habitação, que é uma diretriz de política pública para promoção de ações de melhoria das condições de habitabilidade de populações residentes em assentamentos precários. Seu objetivo é reduzir os riscos socioambientais e integrar a região ao tecido urbano”, afirma a assessora de coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), engenheira Márcia Muniz.

MAIS NOTÍCIAS