Caçapava do Sul (RS)

Geotecnologia aplicada à modernização da gestão

A equipe DRZ está trabalhando na implantação de Sistema de Informações Geográficas (SIG) com georreferenciamento e recadastramento imobiliário em áreas urbanas de Caçapava do Sul (RS). O objetivo é criar um sistema de referência único compatível com o Sistema Geodésico Brasileiro.  Com isso, o prefeito Otomar Vivian está investindo na modernização da gestão municipal, uma vez que o Município irá dispor de uma solução integrada, moderna e de alto nível tecnológico; na integração dos setores administrativos; no dinamismo nas atualizações de dados cadastrais; no apoio na prática de políticas públicas para o desenvolvimento; na democratização do acesso à informação e na racionalização do modelo de arrecadação de tributos locais.

O Município possui 17.600 imóveis que precisam de atualização de dados e outros 3.200 que ainda não estão cadastrados. A ausência de informações digitais relativas à localização dos imóveis dificulta os procedimentos nesta área, por isso a importância da implantação do SIG. “Este Sistema separa a informação em diferentes camadas temáticas e as armazena independentemente, permitindo trabalhar com elas de modo rápido e simples e relacionar a informação existente através da posição e topologia dos objetos com a finalidade de gerar nova informação atualizada”, explica o gestor deste trabalho pela DRZ, Carlos Dobes.

O objetivo é reverter o atual sistema de atualização cadastral, implantando um modelo com informação espacial e procedimentos computacionais que permitem e facilitam a análise, gestão ou representação do espaço, estabelecendo um instrumento fundamental para a gestão pública.  Para isso o trabalho será realizado em quatro etapas: levantamento de dados para elaboração de rede geodésica e georreferenciamento; levantamento de dados para o cadastramento imobiliário, construção e atualização do banco de dados municipal; implantação de Sistema de Informações Geográficas (SIG) e serviços de geoprocessamento e capacitação de recursos humanos.

 

MAIS NOTÍCIAS