Palotina (PR) - 07/11/2018

Estamos atendendo a região Oeste do Paraná com revisão de Plano Diretor Municipal

Com uma economia dinâmica, resultado de cadeias produtivas sólidas que geram riquezas e atraem novos negócios, o Oeste do Paraná é  considerado uma das regiões do Brasil com grande potencial de crescimento.  O desenvolvimento diferenciado em relação ao restante do estado, se deve em função da integração com as atividades do campo. O agronegócio é o carro-chefe da economia da região que é responsável por 26% da produção de grão do PR e por 56% da receita gerada pela suinocultura no PR. No entanto, outras cadeias produtivas também se destacam, como: turismo, indústria metal-mecânica e de material para transporte, a indústria farmacêutica, a produção de software, a fabricação de moda-bebê e o turismo.
Dos cerca de 310 mil empregos formais em 37.099 estabelecimentos do Oeste do estado, mais de 51 mil (17%) são gerados pela cadeia produtiva agroalimentar; 4 mil pela cadeia produtiva farmacêutica; 3 mil pela cadeia produtiva material de transporte; e quase 9 mil pela cadeia produtiva do turismo. Para promover a articulação de empresas e instituições e fomentar o crescimento destas cadeias produtivas, há quatro anos foi desenvolvido o Programa Oeste Desenvolve (POD).
Além do foco no setor produtivo, a região também se preocupa com o planejamento urbano e desenvolvimento sustentável, uma vez que a maioria de sua população - 1,1 milhão de habitantes do total de 1,3 milhão - vive na área urbana. A DRZ/Maptriz está auxiliando esta região neste quesito, com a elaboração da revisão do Plano Diretor Municipal de  Mercedes, Palotina, Quedas do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, São Jorge do Oeste, Itapejara do Oeste, Guaraniaçu, Nova Santa Rosa.
"Uma das especificidades destes municípios, que exige atenção especial, é a preservação do patrimônio ambiental", diz o supervisor técnico de Gestão de Cidades da DRZ, Daniel de Souza Lima.  Muitos deles estão próximos do Rio Iguaçu, um dos principais cursos de água do Paraná. Com 1.320 km de extensão, o rio nasce na região leste de Curitiba e corre na direção oeste do PR.  "A revisão do Plano Diretor Municipal destes municípios é muito importante para definição de Áreas de Preservação Ambiental, por exemplo", diz o supervisor técnido de Gestão de Cidades da DRZ, Humberto Carneiro Leal.  A equioe esteve em todos estes municipios realizando audiências públicas e reuniões, para a construção participativa da revisão do PDM.

MAIS NOTÍCIAS