Guaraniaçu (PR) - 13/09/2018

Atenção redobrada com a melhoria da qualidade de vida

O Município de Guaraniaçu-PR está cuidando de duas questões essenciais: planejamento do espaço urbano e a preservação ambiental. A equipe DRZ está trabalhando na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e na elaboração do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

As equipes de Gestão de Cidades e de Gestão Ambiental da DRZ estiveram em Guaraniaçu para a primeira reunião de capacitação da revisão do PDM e para reconhecimento da área degradada objeto do PRAD. Na reunião de capacitação foi apresentado o produto final da Fase I da revisão do PDM e destacada a importância da realização de pesquisas e de estudos técnicos para o conhecimento da realidade do município, fomentando a discussão sobre o planejamento urbano.

Já a equipe de Gestão Ambiental visitou o antigo lixão, uma área de 2 hectares desativada há 5 anos e que deverá ser recuperada a partir do PRAD. Nesta visita, foram observados vários aspectos, como: existência de erosão, de remanescente de mata, presença de espécies invasoras, cercamento da área, existência de placas indicando que a área está desativada, entre outros. O próximo passo será a coleta de solo e de água, para identificar se há contaminação. A partir destas informações serão apresentadas as ações para recuperação da área.

MAIS NOTÍCIAS