Andirá (PR) - 04/09/2018

Diagnóstico do Plano de Saneamento Básico é aprovado em audiência pública

O diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Andirá (PR), que está sendo elaborado pela equipe DRZ, foi apresentado em audiência pública. As condições de salubridade ambiental e dos serviços de saneamento básico foram minuciosamente analisadas, para identificar os problemas que devem ser enfrentados com o objetivo de alcançar a universalização dos serviços, nos próximos 20 anos.

Para elaboração deste documento, de acordo com a supervisora técnica de gestão ambiental da DRZ, Letícia Leal, foram considerados os dados atuais, indicadores socioeconômicos e ambientais, o desempenho na prestação de serviços e dados de outros setores correlatos.

No eixo de saneamento básico, foram identificados problemas em alguns trechos da rede de água, que é antiga, falta de tratamento de água nas comunidades rurais. No setor de esgotamento sanitário, as principais deficiências são falta de sistema coletivo adequado de coleta e tratamento de esgoto que atenda 100% da população; ausência de coleta e tratamento dos efluentes nas comunidades rurais.

No setor de resíduos sólidos, entre os problemas identificados estão: destinação irregular de lixo em algumas localidades rurais, aterro controlado sem nenhum tipo de tratamento para efluentes líquidos e preparação do solo para destinação dos resíduos. No setor de drenagem, as condições da prestação dos serviços e das estruturas e dispositivos de drenagem são precárias.

A partir deste diagnóstico, a equipe DRZ trabalha na elaboração das ações que deverão ser implementadas a curto, médio e longo prazos, para sanar estas e outras deficiências apontadas no documento.

MAIS NOTÍCIAS