Andirá (PR) - 08/08/2018

Equipe DRZ trabalha com Prefeitura e Samae para recuperação de informações da estrutura de saneamento

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Andirá (PR) tem a especificidade de levantar todas as informações e dados do saneamento básico do município, que foram perdidos. Prefeitura e Samae estão empenhados neste trabalho junto com a equipe DRZ e participam efetivamente da elaboração do Plano. O diretor-presidente do Samae, Antônio Carlos Picolo Furlan, o secretário de Obras, André Marluzi, o diretor de saneamento Nelson Oliveira e a técnica em saneamento Fernanda Brunaço estiveram em mais uma reunião na DRZ, com a engenheira ambiental Letícia Leal, o gestor Agenor Martins e o auxiliar de geoprocessamento Douglas Duarte.

“Como a nossa base de informação foi toda perdida, estamos apoiando a equipe da DRZ. Hoje, não temos nenhum cadastro de rede de água e de rede esgoto. Por isso, precisamos de um diagnóstico mais sistematizado”, diz o diretor-presidente do Samae. Segundo ele, a grande expectativa com o Plano é que traga de forma bem fidedigna a realidade das condições do saneamento, para a partir dele desenvolver os projetos de obras necessárias e buscar recursos.

“Temos uma deficiência muito grande na área de drenagem, como estamos vendo agora na reunião de trabalho, a cidade não tem nem 20% de galerias pluviais adequadas. E a rede de esgoto precisa ser ampliada em mais de 50%. Temos também que resolver o problema da destinação de resíduos, hoje operamos com aterro irregular e a partir do ano que vem não teremos onde depositar os resíduos sólidos. Temos orçada a construção de um aterro sanitário em R$ 4 milhões”, diz Furlan. “Hoje temos recursos apenas para as despesas operacionais. Então, nossa grande expectativa com o Plano de Saneamento é alocação de recursos.” 

De acordo com o diretor-presidente do Samae, o município terá um avanço com a elaboração deste Plano Municipal de Saneamento Básico, pois elencará as ações necessárias para universalizar os serviços de saneamento, com o prognostico das situações futuras que conterá os objetivos e metas de curto, médio e longo prazos, para que a população na sua totalidade seja atendida.

MAIS NOTÍCIAS