Santo Ângelo (RS) - 05/06/2018

Com técnica inovadora, DRZ faz atualização de cadastro técnico de redes de água e esgoto.

Santo Ângelo (RS) já conta com cadastro técnico do sistema de abastecimento de água atualizado e georreferenciado. A execução do serviço foi realizada pela DRZ, que utilizou uma técnica inovadora para localização de redes. “A empresa atingiu os objetivos definidos pelo contrato. A atualização destas informações estratégicas vai subsidiar a manutenção da rede e melhorar o atendimento à população”, diz o engenheiro cartógrafo da Companhia de Saneamento do Estado do Rio Grande do SUL (CORSAN), Samuel Basso.

 “Foram 11 meses de trabalho em laboratório de geoprocessamento e em campo para atualizarmos as informações que datavam de 50 anos atrás, quando a CORSAN foi criada”, afirma o diretor geral da DRZ, Agostinho de Rezende. “Para a pesquisa de localização de redes que não constavam no cadastro, empregamos uma técnica inovadora, utilizando equipamento de Georadar, que nos permitiu identificar os pontos de lançamento da rede de esgoto que não estavam conectados à rede coletora.”

Já a atualização do cadastro foi realizada com levantamento de campo via GPS-RTK, mapeando 286,2 km de rede de água – onde foram identificados 3150 pontos relativos aos diversos equipamentos desta rede –  e 58,6 km de rede esgoto – onde foram identificados 5190 pontos relativos aos diversos equipamentos desta rede.  Foram realizadas também a implantação da rede geodésica, para 21 marcos em formato piramidal distribuídos na cidade; e a aquisição de imagem de satélite com 50 cm de resolução no modo ParEstereo, o que permitiu a geração de curvas de nível de 2x2 metros.

Com este trabalho, a DRZ participa do processo de revolução da CORSAN no tratamento das informações espaciais, para modernizar o acesso à informação, facilitar a localização de redes de água e esgoto e atender melhor a população.

MAIS NOTÍCIAS