São Paulo (SP) - 26/03/2018

Estaremos no MundoGeo #Connect 2018 discutindo a governança inteligente

Equacionar crescimento demográfico com qualidade de vida, sustentabilidade e competitividade é o grande desafio da gestão urbana no século 21. A implantação de cidades inteligentes é o caminho que o mundo está adotando para enfrentá-lo. E um dos pilares principais desse processo é a evolução da governança e da tomada de decisões, migrando da gestão tradicional para a gestão inteligente. O tema será abordado pelo diretor-geral das empresas DRZ/Maptriz, Agostinho de Rezende, no Seminário: Geo nos Municípios Inteligentes, dia 16 de maio, às 10 horas, dentro do evento MundoGeo#Connect 2018.

De acordo com dados da ONU, hoje, 3,6 bilhões de pessoas, 54,6% da população total do planeta, vivem em áreas urbanas. Em 2050, serão mais de 6 bilhões, 70% da população mundial. Neste contexto, é preciso modernizar a gestão das cidades, utilizando seus recursos com mais eficiência, por meio da integração de diferentes áreas de atuação (mobilidade, tráfego, segurança, vigilância, água, energia, arborização, etc.). O único caminho possível é o da atuação colaborativa, na qual os gestores compartilham informações de qualidade para a prestação de melhores serviços para a população, com redução de custos operacionais. Para isso, é necessário que se adote novas técnicas de planejamento, governança e operação da infraestrutura. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) são aliadas cruciais neste processo. Com a aplicação de soluções tecnológicas inteligentes, é possível criar ambientes colaborativos para a resolução de problemas com enfoque multissetorial, permitindo que o gestor público analise variáveis distintas de um mesmo problema.

As plataformas de integração entre cidadão e governos, para apoiar as tomadas de decisão, são outra ferramenta essencial para a transformação da gestão tradicional em gestão inteligente. Com o uso de dispositivos e aplicativos móveis o monitoramento e a colaboração dos cidadãos com a gestão pública são facilitados. A DRZ/Maptriz desenvolve estas soluções que estão sendo aplicadas em mais de 50 municípios, dentro dos princípios de governança inteligente para construção de smart cities. São soluções customizáveis para atender às demandas específicas de cada Município, consultoria e treinamento para a equipe da gestão pública em sua operacionalização.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS