Guaxupé (MG) - 23/01/2018

Um bom planejamento territorial para enfrentar os principais conflitos urbanos


Prefeito Jarbinhas, secretário de Obras, Eliton Pdereira e técnico da prefeitura em reunião técnica com a DRZ.


Ponto de alagamento. Em período de chuva, rio Guaxupé já subiu dois metros e desalojou 70 famílias.


Loteamento irregular em área rural.

A DRZ está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) e a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Guaxupé (MG). “Nosso Plano Diretor foi implantado em 2006 e, sem dúvida, a sua revisão é de fundamental importância para o planejamento da cidade a médio e longo prazos. O Plano Municipal de Mobilidade Urbana também é muito importante e é uma exigência do governo federal aos municípios que queiram se habilitar em linhas de financiamento para fins de mobilidades”, diz o prefeito Jarbas Correa Filho, o Jarbinhas. “Acredito na experiência e expertise da DRZ para apresentar a melhor proposta possível para enviarmos ao Legislativo. Estes planos irão contribuir para o desenvolvimento de Guaxupé e a qualidade de vida de seus moradores.”

A equipe DRZ esteve durante uma semana trabalhando no município onde entregou o Plano de Trabalho, fez reuniões de capacitação com as secretarias e iniciou a coleta de dados com técnicos da prefeitura e em campo. Foram visitados equipamentos públicos –  hospital, escola, rodoviária, terminal urbano, áreas verdes e de lazer; infraestrutura –  sistema viário, redes de água, de esgoto, de drenagem urbana; bens tombados; áreas industriais, entre outros. Para concluir o levantamento de dados, ainda serão realizados fóruns regionais com a população, seminários com setores específicos da sociedade, audiências públicas, além de informações que a Prefeitura deverá encaminhar, em questionário aplicado pela equipe DRZ.

"O objetivo foi identificar as condições atuais e os principais conflitos, como pontos de alagamento, surgimento de loteamentos em área rural, áreas de risco, para apresentarmos as medidas necessárias ao desenvolvimento ordenado e melhoria da mobilidade urbana", diz o arquiteto e urbanista da DRZ, responsável pelos Planos, Daniel Souza Lima. 

Transparência

Além do trabalho realizado pela equipe DRZ junto aos moradores por meio de audiências públicas e reuniões setoriais, a empresa também está construindo uma página online vinculada ao site da Prefeitura de Guaxupé, onde serão publicadas informações diversas sobre os dois planos.

MAIS NOTÍCIAS