São Jorge do Ivaí (PR) - 12/12/2017

Mapeamento online e interativo traz todas as árvores cadastradas e identificadas


Com a solução para cidades inteligentes Maptriz - Arborização Urbana são gerados relatórios diversos para uma gestão mais eficiente do serviço na cidade.

O Plano de Arborização Urbana de São Jorge do Ivaí (PR) já foi entregue e traz um mapeamento online e interativo de cada uma das árvores da cidade identificadas com dados como: localização geográfica, espécie, idade, histórico fitossanitário, datas de podas, distâncias de portão, guia, bueiros, diâmetro. A partir destas informações é possível gerar relatórios para subsidiar a coordenação de ações de erradicação, poda, controle de doenças, pontos de plantio, definição de espécies adequadas para plantio, entre outras. Isso tudo é possível em função da solução para cidades inteligentes, Maptriz - Arborização Urbana, adotada pela DRZ para elaboração do Plano.

A solução permite uma gestão moderna da arborização promovendo otimização de recursos humanos e financeiros e maior eficiência nas ações, que foram sugeridas no Plano para enfrentar os seguintes problemas: árvores inadequadas em relação aos equipamentos urbanos; plantio com distâncias irregulares (poste, entrada, esquina e bueiro); árvores danificando a calçada; presença de espécies exóticas invasoras; poda drásticas, as quais são consideradas inadequadas.

De acordo com o diagnóstico realizado, 813 árvores deverão ser substituídas. A curto prazo deverão ser substituídas 50 árvores mortas, 14 árvores doentes e 10 árvores que ameaçam cair. A médio e a longo prazos, deverão ser substituídas 692 árvores que estão danificando a calçada e 47 espécies exóticas invasoras. 

MAIS NOTÍCIAS