Palotina (PR) - 14/11/2017

Município tem previsão de aumentar em mais de 70% sua arrecadação

A Prefeitura de Palotina (PR) deverá ter sua receita incrementada no mínimo em 70%, com a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV), que está sendo realizada pela DRZ. “Ainda não chegamos a um valor final. Mas os levantamentos e cálculos feitos até o momento, já nos permitem dizer que este será o percentual mínimo de aumento na arrecadação do Município”, afirma o engenheiro cartógrafo da DRZ, Anderson Aguiar.

Na primeira etapa da revisão da PGV, a equipe partiu de 150 amostras espalhadas pela cidade dividida em 27 zonas com características semelhantes em termos de topografia, serviços públicos, comércios, normas de uso do solo e tipificação de edificações; e fez um levantamento das ofertas imobiliárias, junto a corretores, pesquisas na internet e visitas locais. 

Com isso, chegou aos novos valores do m² de terrenos, entre R$ 100,00 e R$ 800,00. Estes cálculos, uma proposta de atualização dos valores do m² da área construída e algumas simulações propondo novas alíquotas que serão base para os futuros valores do IPTU foram apresentados à Prefeitura.

 “Os dados dos imóveis estão defasados, então temos uma expectativa boa de atualização da arrecadação de impostos e o trabalho feito pela DRZ está dentro do que esperamos”, afirmou o coordenador de Tributação da Prefeitura, Marcos Viscovi.  A secretária de Finanças, Ivanete Meneghi, também ressaltou que esta primeira etapa já permitiu que tenham conhecimento sobre a real defasagem dos valores dos imóveis. A última revisão da PGV foi feita em 2011. A DRZ também está elaborando a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e a atualização do Cadastro Técnico Municipal.

MAIS NOTÍCIAS