Londrina (PR) - 28/09/2017

Maptriz desenvolve o aplicativo, naSaude, para auxiliar no combate à infestação de escorpiões em todo o Brasil.

O novo aplicativo gratuito da Maptriz - Smart City/DRZ, naSaude, foi desenvolvido para auxiliar no controle de infestações de escorpiões amarelos, em todo o Brasil. "É o uso da tecnologia para o bem comum. Já temos o know-how para plataformas de interação do cidadão com o gestor público e, diante da situação atual, empregamos nosso capital de conhecimento para atender esta necessidade", diz o gestor de TI da DRZ, Erick Macedo. BAIXE AQUI E COMECE A USAR.

As notícias veiculadas na mídia, nos últimos tempos, mostram a gravidade do problema com infestações de escorpiões amarelos. De acordo com o Ministério da Saúde, em matéria da revista Exame, em 2015, 74,5 mil pessoas foram picadas em todo o Brasil, número 24% superior ao dos quatro anos anteriores. E, entre 2017 e 2018, a estimativa é de um aumento de 70% na quantidade destes aracnídeos, de acordo com o biólogo Randy Baldresca, na mesma reportagem. No Paraná, de janeiro a 4 de agosto deste ano, já foram registrados 771 casos de picadas por escorpiões; ano passado foram 1.740 casos, com duas mortes confirmadas. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde, em entrevista para o portal de notícias G1.

Para controlar a situação, a orientação das vigilâncias sanitárias é para que moradores que encontrem o aracnídeo informem a Prefeitura, para que seja feita uma avaliação do local. Esse é um dos desafios para controle deste tipo de infestação. A Maptriz - Smart City/DRZ desenvolveu o naSaúde (http://nasaude.maptriz.com.br) para facilitar essa interação da população com o poder público no relato de focos de escorpiões. Seu uso é intuitivo, extremamente simples e em tempo real o cidadão fotografa o escorpião, informa o local onde foi encontrado e envia para o poder público. O setor responsável saberá de imediato os locais para onde deve enviar seus agentes de saúde, agilizando o combate a esta infestação. O app também pode ser utilizado para focos de mosquitos em geral.

 

 

MAIS NOTÍCIAS