AGB PEIXE VIVO (BA) - 23/08/2017

DRZ vai elaborar o PMSB de 12 municípios dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas

A DRZ já foi contratada por agências de bacias hidrográficas para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de mais de 40 municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Agora vai atender a AGB Peixe Vivo em 12 municípios da Bahia, Alagoas e Sergipe: Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Xique-Xique, Jeremoabo, Paulo Afonso, Piranhas, Maravilha, Delmiro Gouveia, Canindé de São Francisco.

As atividades relacionadas ao saneamento ambiental dos municípios contribuem, significativamente, para a melhoria das condições sanitárias nas bacias hidrográficas, impactando diretamente sobre a qualidade de vida e a saúde pública da população. Por isso, os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) vêm investindo milhões de reais provenientes de recursos de cobrança do uso das águas na construção de planos e projetos de saneamento básico de vários municípios que compõem as bacias.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHSF), por meio da AGB Peixe Vivo, já investiu R$ 5 milhões na elaboração de 25 PMSB nas diversas regiões da bacia do São Francisco.  Destes, a DRZ elaborou três: o de Carinhanha (MG), Itabirito (MG) e Ouro Preto (MG).

O gestor da DRZ Agenor Martins Júnior afirma que os planos e projetos de saneamento dos municípios podem racionalizar a demanda de água “nova”, reduzir as perdas nos sistemas de abastecimento existentes e reduzir a poluição nas áreas urbanas e rurais. Além de possibilitar às prefeituras o acesso aos recursos financeiros públicos para a implementação das ações para melhoria dos serviços de água, esgotamento sanitário, drenagem e coleta e destinação adequada de resíduos sólidos.

MAIS NOTÍCIAS