Jussara (PR) - 01/06/2017

Em reuniões setoriais, população discute cenários do saneamento


Moradores discutem os cenários dos serviços de água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos.

A equipe DRZ realizou reuniões setoriais para apresentar à população de Jussara a “Prospectiva e Planejamento Estratégico” do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Este documento traz uma construção de cenários futuros para a gestão do saneamento.

"O planejamento setorial urbano levando em conta todos os cenários possíveis permite que se reflita e ensaie diversas situações ao longo do tempo de planejamento, evitando assim o comodismo ou receio de mudar uma determinada situação existente. Este estudo de possibilidades é utilizado como ferramenta de prospecção do futuro e dá ao administrador a possibilidade de ter modelos ou mapas para o auxílio na tomada de decisões que nortearão o sucesso no futuro", explica o gestor da DRZ, arquiteto e urbanista, Agenor Martins Júnior.

Para cada um dos eixos do saneamento (água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos) foram apontados, a partir dos cenários atuais e futuros, os objetivos para alcançar a universalização dos serviços e os pontos fortes, ameaças, pontos fracos e oportunidades. No caso de Jussara, entre as principais ameaças para se alcançar a universalização dos serviços estão a falta de recursos financeiros, resistência da população às mudanças de comportamento, disponibilidade de mão de obra.

MAIS NOTÍCIAS