Teresina (PI) - 31/01/2017

DRZ entrega projetos da Vila da Paz e das sub-bacias Satélite/Zoobotânico e Itararé


Com esses instrumentos, prefeito Firmino Filho terá diretrizes para enfrentar problemas de drenagem, degradação ambiental, exclusão social.


Mapa de localização da bacia PD06 - Sistema Itararé.

A equipe DRZ esteve em Teresina (PI) para dar andamento ao Plano de Urbanização da Vila da Paz e à elaboração dos Estudos e Projetos de Engenharia para Manejo de Águas Pluviais das sub-bacias PD07 e PD06. O gestor da DRZ engenheiro civil Wagner Hawthorne explica que foram entregues os projetos básicos do Sistema Integrado de Drenagem das sub-bacias Sistema Satélite/Zoobotânico(PD07)) e Sistema Itararé (PD06).

"Esses projetos trazem o layout (trajeto das redes), dimensionamento das redes e todos os elementos complementares para a realização de um orçamento preliminar das obras", diz Hawthorne. Para atender às necessidades da região da PD06, será necessário construir uma rede de drenagem de 60 quilômetros, já para a PD07, serão 220 quilômetros de rede drenagem. A próxima etapa é a elaboração dos projetos executivos. Nas regiões das duas sub-bacias, a estimativa é de que residam pouco mais de 100 mil pessoas que enfrentam problemas de alagamento intenso e frequentes em função de insuficiência do sistema de drenagem.

Já no caso do Plano de Urbanização da Vila da Paz, a equipe DRZ entregou os projetos executivos de água, esgoto e drenagem e agora trabalha na elaboração do projeto executivo do Parque Linear e de seus equipamentos. Trata-se de uma área de 41 hectares, caracterizada pela irregularidade topográfica e pela presença de um grotão que corta o local no sentido leste-oeste até a margem do rio Poty. A área engloba cinco comunidades onde vivem 5.000 famílias e apresenta grande degradação ambiental e exclusão social. Com a elaboração dos Estudos e Projetos de Engenharia e do Plano de Urbanização, o prefeito Firmino Filho terá as diretrizes para nortear as ações que irão solucionar esses problemas.

MAIS NOTÍCIAS