Rosana (SP) - 19/12/2016

Município é um dos que mais evoluíram em tecnologia de geoprocessamento, na região

Com o desenvolvimento de plataforma WebGIS com dados georreferenciados e integrados ao sistema de tributação, Rosana (SP) tornou-se, na região, um dos municípios que mais cresceram tecnologicamente em geoprocessamento de dados. O trabalho iniciou em 2015 com a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) e o recadastramento imobiliário de 3.300 imóveis da sede de Rosana e foi concluído agora com a reclassificação de 5.285 imóveis no distrito de Primavera. Todos os dados cadastrais, o cálculo da nova PGV e informações que o Município está analisando para disponibilizar posteriormente, estão acessíveis para a população na plataforma WebGIS.

A atualização do cadastro de Primavera corresponde à segunda e última etapa da atuação da DRZ em Rosana. O gestor da DRZ Carlos Dobes explica que foram tiradas fotos de cada um dos imóveis e feita a reclassificação, de acordo com a PGV aprovada em 2015. Neste trabalho, foram verificadas as características predominantes da edificação, para seu enquadramento na categoria da Edificação (CE). Para isso são observados os seguintes itens: arquitetura, acabamento externo, estrutura, esquadrias, cobertura, área externa.

“Verificamos se as características do imóvel correspondem às que constam no cadastro imobiliário e atualizamos. Por exemplo, tem imóvel que no cadastro consta como sendo de madeira, mas já passou por reforma e hoje é de alvenaria”, diz Dobes. Com isso, é possível aprimorar a justiça tributária do Município; otimizar o potencial de arrecadação dos impostos que incidem sobre a propriedade imobiliária (IPTU e ITBI) e ter instrumento que irá auxiliar o planejamento urbano.

Para o desenvolvimento deste trabalho, Dobes explica que foram utilizadas tecnologias que permitem transferência online de dados coletados; acompanhamento online pela Prefeitura de todas as etapas de elaboração do projeto. Também foi criado um grupo virtual de trabalho para manter a integração e comunicação constantes entre os técnicos da DRZ e os técnicos da equipe municipal.  "São tecnologias desenvolvidas pela DRZ para oferecer aos seus clientes cada vez mais segurança, eficiência e transparência".

 

MAIS NOTÍCIAS