AGEVAP (MG) - 16/12/2016

DRZ entrega PMSB em um município e realiza reuniões setoriais e audiência final em outros 4


Reunião setorial em Patrocínio do Muriaé


Entrega de PMSB e Itamarati de Minas


Audiência pública final em Cataguases


Reunião setorial em Laranjal

 A equipe DRZ esteve em seis municípios de Minas Gerais para dar andamento aos planos municipais de saneamento básico (PMSB) contratados pela AGEVAP. Em Itamarati de Minas foi entregue o plano já finalizado; em Cataguases a equipe realizou audiência pública final do PMSB; em Laranjal e Patrocínio do Muriaé foi apresentado à população, em reuniões setoriais,  o diagnóstico do plano de cada município e em Leopoldina e Rio Novo foram apresentados os prognósticos de cada plano, também em reuniões setoriais. Os planos de saneamento destes municípios estão sendo realizados pela DRZ, por meio da AGEVAP. No total foram contratados 12 planos, com a entrega de Itamarati de Minas, já são três trabalhos finalizados.

Nos quatro municípios as reuniões setoriais e a audiência pública final, de acordo com a engenheira ambiental da DRZ, Letícia Leal, contaram com participações da população, de prefeito, prefeita, vice-prefeito, vereadores, funcionários de eixos do saneamento, e o trabalho cumpriu com a finalidade de construção dos planos em conjunto com a sociedade, conforme é determinado pela legislação. “A participação da população foi intensa e várias contribuições foram feitas. ”

Reuniões setoriais –   Em Rio Novo e Leopoldina, os diagnósticos mostraram que a falta de tratamento esgoto, com todo efluente sendo lançado direto nos corpos hídricos, é o maior desafio a ser enfrentado para a universalização dos serviços de saneamento básico. Em Laranjal e Patrocínio de Muriaé, foram apresentados aos moradores, os prognósticos de cada plano, com ações e investimentos necessários para universalização dos serviços. Em Laranjal, o eixo de abastecimento de água foi apontado como o de maior demanda de melhorias e investimento, chegando a R$ 6.760.852,12. Em Patrocínio de Muriaé, o eixo de esgotamento sanitário é o que apresenta necessidade de maior investimento, R$ 6.584.016,51.

Audiência final e entrega –  Itamarati de Minas já está com seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) em mãos. A equipe DRZ fez a entrega oficial à prefeita atual, Tarcília Fernandes, ao secretário de Planejamento, Carlos Romainhol, que permanecerá no governo, o prefeito eleito, Hamilton Moreira de Souza, entre outros. Em Cataguases, o trabalho também já está na reta final. A versão preliminar do PMSB já foi apresentada em audiência pública e a próxima etapa é a entrega do plano.

MAIS NOTÍCIAS