Manhuaçu (MG) - 12/12/2016

Planos de mobilidade urbana, diretor e de resíduos sólidos já estão na reta final

A revisão do Plano Diretor Municipal e a elaboração dos planos de mobilidade urbana e de resíduos sólidos de Manhuaçu (MG) foram apresentadas em 3ª audiência pública para a população, em seguida os documentos foram entregues para a equipe técnica municipal que fez algumas observações e agora a DRZ faz as alterações solicitadas. A gestora da DRZ, arquiteta e urbanista Márcia Bounassar, afirma que são poucas mudanças a serem feitas e que nos próximos dias os planos estarão finalizados.

Na ocasião a gestora e o engenheiro Mário Stamm, consultor da DRZ, também fizeram visita técnica aos principais pontos de conflito para a mobilidade urbana de Manhuaçu. Os planos trazem as fragilidades no planejamento urbano, na mobilidade urbana e na gestão integrada de resíduos sólidos, que foram identificadas por meio de diagnóstico da realidade local, e as ações necessárias para superar estas fragilidades.

O Plano de Mobilidade Urbana considera, entre outros: os serviços de transporte público coletivo, infraestruturas do sistema de mobilidade urbana, polos geradores de viagens. A revisão do Plano Diretor traz, entre outros: mapa e descrição do perímetro urbano; zoneamento municipal, mapa de macrozoneamento e mapa de zoneamento urbano; documento contendo as ações prioritárias para habitação, saneamento e mobilidade.

O Plano Municipal de Gestão Integral de Resíduos Sólidos (PMGIRS) contém, entre outros, diagnóstico dos resíduos com origem, volume, caracterização e formas de destinação e disposição final adotadas; identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada; identificação das possibilidades de implantação de soluções consorciadas ou compartilhadas com outros municípios.

MAIS NOTÍCIAS