Teresina (PI) - 17/10/2016

Região de bacias terá que ter mais de 280 km de rede de drenagem

O projeto básico das redes de drenagem das sub-bacias PD07 – Sistema Satélite/Zoobotânico e PD06 – Sistema Itararé, de Teresina (PI), está na etapa final. Já foi definido por onde irão passar as redes. “Com o alinhamento definido, estamos fazendo a consulta de interferência de redes existentes das concessionárias de água, esgoto e telefonia, para evitar conflitos”, explica o engenheiro civil, Wagner Hawthorne, gestor da DRZ.

Nos estudos realizados pela equipe DRZ, foi estabelecida a necessidade de rede de drenagem de 60 quilômetros para a PD06 e de 220 quilômetros para a PD07. “A base cartográfica da cidade está sendo atualizada com dados sobre novos loteamentos, com isso a extensão da rede de drenagem da PD07 deve aumentar”, diz Hawthorne. Da extensão total de rede de drenagem necessária para as duas sub-bacias, pouco menos de 10% já existe. “Concluímos e entregamos a revisão do cadastro das redes existentes nas duas sub-bacias”, afirma o gestor da DRZ.

O projeto básico faz parte elaboração dos Estudos e Projetos de Engenharia para Manejo de Águas Pluviais da PD07 e da PD06. Nas regiões das duas bacias, a estimativa é de que residam pouco mais de 100 mil pessoas, que enfrentam problemas de alagamento intenso e frequentes em função de insuficiência do sistema de drenagem.

MAIS NOTÍCIAS