Uraí e Santo Antônio da Platina (PR) - 15/09/2016

DRZ entrega planos para recuperação de área de antigo lixão de Uraí (PR) e de pedreira de Santo Antônio da Platina (PR)

A DRZ finalizou e entregou os Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) de Santo Antônio da Platina (PR) e de Uraí (PR). Os documentos trazem as diretrizes técnicas para recuperação das áreas, com detalhamento das ações que devem ser implantadas e os seus custos.

O município de Santo Antônio da Platina deverá investir R$ 479.290,87, para recuperar a pedreira do Morro do Macaco, utilizada para exploração de cascalho. A analista ambiental da DRZ Aila Theodoro explica que foram propostas ações, como: isolamento e cercamento da área, para que apenas a Prefeitura e empresas autorizadas possam ter acesso ao local; construção de muro de Gabião e plantio de mudas de diversas espécies  para preservação da parte desta área que ainda possui vegetação nativa; licença ambiental para regularização da área onde é feita a exploração do cascalho; implantação de sistema de exploração através de talude, com recuperação e monitoramento de cada talude depois de encerrada a exploração.

Em Uraí, de acordo com o gestor da DRZ arquiteto e urbanista Agenor Martins Júnior, o investimento deverá ser de R$ 192.860,26 em 17 ações, para recuperar a área do antigo lixão. Entre elas: cercamento da área; instalação de placas de aviso de área desativada; escavação das valas para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais; instalação de calhas de drenagem; instalação de poços de monitoramento das águas subterrâneas; aquisição e plantio de mudas; licenciamento da área para implantação do depósito de galhada; monitoramento da área recuperada.

MAIS NOTÍCIAS