Paraopeba (MG) - 30/08/2016

WEBGIS do cadastro imobiliário já está implantado

Com a implantação do sistema de geoprocessamento do cadastro imobiliário concluída pela DRZ, Paraopeba (MG) avança na modernização e eficiência da gestão pública. A prefeitura adquiriu um servidor específico para instalação do WEBGIS e agora, segundo o gestor da DRZ, Carlos Dobes, tem a ferramenta para gerenciar de forma mais eficaz a cartografia do Município.

"O WEBGIS vai permitir que mapa cartográfico da cidade seja atualizado, que a população faça consultas sobre seus lotes de forma mais dinâmica e com mais transparência", explica Dobes. A ferramenta foi desenvolvida também para permitir a integração de dados entre todas as secretarias. "As informações das secretarias poderão ser armazenadas no banco de dados geográfico e, posteriormente, disponibilizados no WEBGIS", diz o gestor da DRZ. A implantação do sistema de geoprocessamento foi a última etapa do trabalho elaborado no Município, que incluiu cadastramento de novos imóveis e recadastramento de 13 mil já existentes.

Com isso, hoje é possível enfrentar , segundo Nélia Ribeiro de oliveira Avelar Costa, assessora do departamento de tributação da Prefeitura, um dos principais problemas do Município nesta área: a desatualização das informações das unidades imobiliárias. “Precisávamos fazer esta regularização para podermos atualizar nossa Planta Genérica de Valores (PGV) que está muito defasada”, diz Nélia.  

MAIS NOTÍCIAS