Paraibuna (SP) - 16/08/2016

4º produto do Plano de Macrodrenagem vai identificar capacidade dos rios

O terceiro produto do Plano Diretor de Macrodrenagem de Paraibuna (SP), o estudo hidrológico, está sendo finalizado pela equipe DRZ.  Nesta etapa foram identificadas as vazões do Rio Paraíba do Sul e de outros cinco rios menores que atravessam a cidade. Com a conclusão deste produto, a equipe se prepara para iniciar o quarto produto, os estudos hidráulicos destes rios. “Depois de determinar as vazões são feitos os estudos hidráulicos para verificar se têm capacidade para conduzir estas vazões”, diz o gestor da DRZ, engenheiro civil Wagner Hawthorne.

Para isso, será realizada a batimetria de cada um dos rios, que consiste na medição de profundidade destes corpos hídricos para verificar sua capacidade de escoamento. Nesta etapa, a equipe também vai fazer o levantamento das redes de drenagem pluvial existentes no Município.

A equipe DRZ já identificou que Paraibuna possui seis pontos de erosão e nove pontos de inundações. Um dos importantes objetivos do Plano Diretor de Macrodrenagem é buscar soluções racionais e tecnicamente econômicas para estes problemas. “O Plano vai servir de subsídio para orientar a legislação local de desenvolvimento urbano de uso e ocupação do solo para promover a gestão sustentável da drenagem urbana”, afirma o prefeito, Antônio Marcos de Barros.

MAIS NOTÍCIAS