Astolfo Dutra (MG) - 23/06/2016

Audiência pública encerra etapa de consulta final ao PMSB


Secretário Municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Lavorato, também participou da audiência pública de apresentação do PMSB.


Engenheira ambiental da DRZ apresenta versão final preliminar do PSMB, em audiência pública.

Foi concluída a etapa de consulta pública final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Astolfo Dutra (MG). A engenheira ambiental da DRZ, Letícia Leal, explica que a versão final preliminar do Plano foi disponibilizada durante 20 dias no site do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e depois foi realizada a audiência pública final na qual a população deu suas contribuições. "Com isso encerramos a etapa de consulta pública final do Plano", diz Letícia Leal.

A participação da sociedade na construção do PMSB é uma determinação legal para garantir que o documento retrate com fidelidade as demandas locais dos serviços de saneamento. Para isso, a equipe DRZ investe em mobilização social. "A participação da sociedade na elaboração do PMSB é um pré-requisito para sua aprovação. Ou seja, não basta um bom plano técnico, este deve ser elaborado conjuntamente com a população, que será alvo direta ou indiretamente deste planejamento", explica o gestor da DRZ, arquiteto e urbanista, Agenor Martins Júnior.

Para promover a participação, em diferentes etapas de construção do Plano, a DRZ realizou consultas públicas, audiência pública e seminários, nos quais a equipe faz um trabalho de aproximação dos grupos sociais de interesse e de sensibilização da população em geral. Estas são as oportunidades para considerar as necessidades e desejos da sociedade; incorporar a opinião da população na escolha de diretrizes, cenários futuros e priorização de programas, projetos e ações, compatíveis do ponto de vista técnico e econômico; aumentar a capacidade de consolidação e sustentabilidade dos investimentos feitos para adoção de uma política de saneamento ambiental no Município.

MAIS NOTÍCIAS