Concórdia (SC) - 14/06/2016

PDULC é discutido em reuniões com comitês e consórcio Itá


Secretário de Agricultura, Leonir Grigolo, participou da capacitação da Equipe Técnica Municipal do PEDULC.


Capacitação da Equipe Técnica Municipal é uma das atividades realizadas esta semana pela equipe DRZ em Concórdia.

A equipe DRZ está em Concórdia (SC) trabalhando na elaboração do Plano Diretor e Instrumentos Complementares de Urbanização (PDULC) do entorno do Reservatório da Usina Hidrelétrica-Itá. A gestora da DRZ, arquiteta e urbanista Márcia Bounassar e a assistente de analista ambiental Francielly Namur, realizam uma série de atividades durante esta semana: reuniões técnicas com representantes dos comitês Executivo e de Coordenação e com representantes do Consórcio Itá, levantamento de campo, capacitação da Equipe Técnica Municipal para a elaboração do Plano, audiência pública.

Márcia Bounassar explica que na reunião com os Comitês foi apresentado o Plano de Trabalho do PDULC e na reunião com o Consórcio foram discutidas e alinhadas algumas diretrizes do Plano. O objetivo principal do Plano é criar instrumento que permita uma integração regional e um planejamento para que a ocupação da área ocorra de forma equilibrada.  O reservatório de UHE-Itá é um lago com 750 km² de lâmina d´água que abrange 11 municípios, e que possui potencial de oportunidades para negócios. Tanto o lago quanto seu entorno podem ser utilizados de múltiplas formas.

Márcia Bounassar explica que a elaboração do Plano segue as orientações e diretrizes do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (PACUERA),  do Plano Diretor Rural, como forma de complementá-lo, das leis municipais de Uso e Ocupação do Solo, bem como as leis Estaduais e Federais. “O nosso desafio é fazer um projeto que efetivamente contribua com o desenvolvimento sustentável deste reservatório que tem grande potencial turístico e econômico", diz Agostinho de Rezende, diretor-presidente da DRZ.

MAIS NOTÍCIAS