Nova Santa Rosa (PR) - 13/06/2016

Equipe DRZ faz levantamento de campo para três Planos


Equipe DRZ faz levantamento de campo e reunião técnica para coletar dados que irão subsidiar diagnóstico dos Planos.

A equipe DRZ faz trabalho de campo e reunião técnica em Nova Santa Rosa (PR) para elaboração dos planos de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos. A geógrafa Thamy Gioia e as analistas ambientais Aila Theodoro e Mayra Bonfante visitaram os sistemas de drenagem, de água, esgoto e resíduos sólidos levantando as fragilidades e potencialidades. Elas também se reuniram com a equipe técnica municipal para discutir os Planos. "Apresentamos  todas as etapas de elaboração de cada Plano e como serão realizados os trabalhos", diz Thamy Gioia.

Com um aumento populacional na faixa de 10% ao ano, Nova Santa Rosa (PR) é um Município que vem crescendo bastante nos últimos anos. Em 2014, eram 8.700 moradores, este ano a estimativa é de que passe de 10 mil. Com a elaboração dos Planos, a expectativa é conseguir recursos federais para as obras mais essenciais.

Noeli Schuz, diretora de Planejamento e integrante da Equipe Técnica Municipal de elaboração dos Planos, afirma que o desafio maior é a implantação da rede de esgoto. “Atualmente, 100% utilizam fossas sépticas”, diz. “Também começamos a ter alguns problemas pontuais com drenagem e temos dificuldade de conseguir recursos para as obras necessárias.” Thamy Gioia afirma que com os dados levantados a equipe trabalha na elaboração o diagnóstico dos Planos.

MAIS NOTÍCIAS