Paraibuna (SP) - 25/05/2016

Estudo preliminar de Plano Diretor de Macrodrenagem de Paraibuna (SP) identifica seis pontos de erosão e nove pontos de inundação.

Paraibuna (SP) possui seis pontos de erosão e nove pontos de inundações. Estas condições foram identificadas nos levantamentos de campo e coletas de dados oficiais para o estudo preliminar, um dos produtos do Plano Diretor de Macrodrenagem que está sendo elaborado pela equipe DRZ. Um dos importantes objetivos do Plano é buscar soluções racionais e tecnicamente econômicas para problemas provocados por erosões, assoreamentos e inundações.

“O Plano vai servir de subsídio para orientar a legislação local de desenvolvimento urbano de uso e ocupação do solo para promover a gestão sustentável da drenagem urbana”, afirma o prefeito, Antônio Marcos de Barros. A equipe DRZ já fez todo o levantamento de campo e coleta de dados necessários para elaboração do estudo preliminar, agora o assistente de engenharia da DRZ Paulo Sales trabalha na elaboração do mapa com os pontos de erosão e de inundações.

O gestor da DRZ engenheiro civil Wagner Hawthorne explica que o estudo preliminar apresenta as informações e dados iniciais necessários para a caracterização da área e que servirão para o desenvolvimento das etapas futuras do Plano de Macrodrenagem.  Este documento vai trazer dados físico e hidro meteorológicos necessários para o estudo do regime pluvial da região e para a elaboração do mapa de inundações e de erosão; dados de geologia e uso e ocupação do solo; dados sobre as obras hidráulicas existentes ou em planejamento. O estudo está em fase de conclusão e deverá ser entregue até o final deste mês. 

MAIS NOTÍCIAS